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Novo capacete tem luzes que se acendem quando motociclista freia
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Em muitos acidentes envolvendo carros e motos, o motorista alega não ter visto o motociclista. Com o objetivo de reduzir esse tipo de sinistro, a fabricante francesa Shark lançou o primeiro capacete do mundo com luzes de freio integradas.
O Shark Skwal i3 tem um brake-light na parte traseira que se acende automaticamente quando o motociclista aciona os freios. Juntamente com as luzes de freio na parte de trás, o capacete ainda traz LEDs na parte frontal para tornar os motociclistas mais visíveis, principalmente, durante à noite.
As luzes são alimentadas por uma bateria recarregável e controladas por um acelerômetro de três eixos, semelhante ao usado nos smartphones. Este sensor detecta quando a moto está desacelerando, seja freando ou reduzindo a velocidade, e acende o brake-light do capacete. Dessa forma, o motociclista não precisa conectar o sistema de iluminação da sua bicicleta com fios ou por Bluetooth à motocicleta.
Em uma frenagem normal, as luzes piscam três vezes por segundo. Se você fizer uma frenagem de emergência, o brake-light piscará cinco vezes por segundo. A ideia é que as luzes de freio do capacete funcionem como o brake-light dos carros. Todo o sistema de iluminação do capacete é recarregado por uma entrada USB-C, e uma carga completa dura cerca de 12 horas de pilotagem.
A Shark apresentou o Skwal i3, o capacete com brake-light, para o mercado europeu neste mês. Por enquanto, o capacete está disponível apenas na Europa, com preço sugerido de 320 euros (cerca de R$ 1.700). Não há informações se o capacete virá ao Brasil. E aí, o que achou da ideia? Usaria um capacete desses?
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