Topo

Infomoto

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

BMW anuncia vinda da scooter C 400X para o Brasil

Scooter BMW C 400X será apresentado durante o Festival Interlagos 2023 e chega às lojas no segundo semestre; preço ainda não foi definido - Divulgação
Scooter BMW C 400X será apresentado durante o Festival Interlagos 2023 e chega às lojas no segundo semestre; preço ainda não foi definido Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

30/05/2023 18h24

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

"Quem não arrisca, não petisca", diz o ditado. Sabia que a BMW faria um lançamento no Festival Interlagos 2023, mas não sabia qual seria. Arrisquei o palpite de que seria a crossover F 900XR, mas errei, Hoje, a BMW confirmou que a scooter C 400X será lançada durante o evento, que acontece entre 22 e 25 de julho.

De olho no aumento na venda de scooters no Brasil, a marca anunciou que a C 400X será produzida em sua fábrica de Manaus (AM) e deve chegar às lojas apenas no segundo semestre. O preço, contudo, ainda não foi revelado. A marca alemã tampouco revelou as especificações da versão da scooter que será vendida por aqui.

Entretanto, a scooter da BMW foi apresentada no exterior em 2017. Apesar do nome, a C 400X usa um motor de um cilindro e 350 cm³ de capacidade com arrefecimento líquido. O monocilíndrico produz 34 cv de potência máxima a 7.500 rpm e torque máximo de 35 Nm a 5.750 rpm. Como na maioria das scooters, a transmissão é automática, do tipo CVT (continuamente variável).

Como é a scooter BMW

Com linhas angulosas e certa similaridade com a família "GS", a scooter C 400X é uma nova aposta da BMW no segmento de scooters no Brasil. Anteriormente, em 2011, a fabricante alemã chegou a vender as maxiscooters C 600 Sport e C 650GT no País. Importadas, ambas chegaram ao Brasil com preço elevado e não fizeram sucesso, além disso, tinham um porte grande para quem usa scooters no dia a dia.

scooter bmw - Divulgação - Divulgação
BMW C 400X foi apresentada na Europa em 2017 e só chega agora ao Brasil
Imagem: Divulgação

Desta vez, a BMW mira os consumidores que procuram uma scooter menor, mais voltada para a mobilidade urbana. Tanto que a fábrica alemã instalou um painel com tela TFT de 6,5 polegadas na C 400X.

No exterior, o painel conta com conexão Bluetooth e pode ser pareado o smartphone. Entre as funcionalidades, estão a possibilidade de selecionar músicas ou mostrar as direções por meio de um aplicativo da própria BMW. Contudo, ainda não há informações se a C 400X "brasileira" virá com esse sistema.

Outro destaque da scooter BMW é a adoção do controle de tração, item que já equipa concorrentes, como a Honda Forza 350. O sistema promete evitar que a roda traseira derrape em pisos escorregadios.

Painel scooter BMW - Divulgação - Divulgação
Painel tem tela colorida de TFT e conexão para smartphones, pelo menos, na versão europeia
Imagem: Divulgação

Ainda de acordo com a BMW, a nova scooter tem baixo consumo de combustível. Nos testes de fábrica, a C 400 X faz 28 km/litro. Com tanque de 12,8 litros, a autonomia deve superar os 300 km.

Bom espaço sob o banco

Na parte ciclística - suspensão e freios - a scooter BMW usa um quadro de estrutura tubular feito de aço. Na dianteira, a C 400X tem garfo telescópico com tubos de 35 mm de diâmetro, 110 mm de curso e roda de 15 polegadas, calçada com pneu 120/70.

Já na traseira, há dois amortecedores, com 112 mm de curso e roda aro 14, com pneu 150/70. Os freios têm discos de 265 mm de diâmetro nas duas rodas e sistema ABS de série.

Scooter BMW C 400X - Divulgação - Divulgação
Scooter BMW tem espaço para dois capacetes sob o banco
Imagem: Divulgação

Com 2,21 m de comprimento e pesando 204 kg em ordem de marcha, o C 400 X é compacto e oferece boa capacidade de carga. Sob o assento é possível acomodar dois capacetes: um integral e um jet, com o sistema flexcase, criado pela BMW.

Ainda falando sobre praticidade, no escudo frontal existem dois compartimentos para acomodar pequenos objetos. Um deles com tomada de 12V, justamente para carregar o smartphone. Outra característica interessante é que o para-brisa oferece regulagem de altura.

Como seu preço ainda não foi definido, fica difícil apontar as concorrentes. Entretanto, podemos dizer que a nova scooter BMW C 400X chega para brigar, principalmente, com a Yamaha XMax 250 e com a Honda Forza 350. Apesar de não saber o valor, arrisco dizer que a nova scooter BMW deve custar algo entre R$ 40 e 45 mil. Afinal, na Europa, a scooter parte de 7.400 Euros, algo em torno de R$ 39 mil.