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Dafra NH 300: o que vale ou decepciona na nova moto trail de 300 cc

Colunista do UOL

17/06/2023 04h00Atualizada em 19/06/2023 10h53

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A nova Dafra NH 300 chegou às lojas, em abril, como mais uma opção no segmento de motos trail. Seu motor de 300 cc arrefecido a líquido e o sistema de freios ABS nas duas rodas são os diferenciais do modelo para brigar com a Yamaha XTZ 250 Lander e Honda XRE 300.

Dafra NH 300 preta - Divulgação - Divulgação
Dafra NH 300 tem duas opções de cores: preta (acima) e laranja. Preço sugerido é de R$ 23.900 sem frete
Imagem: Divulgação

Com preço competitivo de R$ 23.990, a NH 300 é a aposta da Dafra para brigar no segmento trail de 250 cc a 400 cc. Além disso, o modelo também pode atrair os proprietários da Dafra NH 190 que precisam de mais desempenho para pegar a estrada.

Rodamos na cidade, na terra e na estrada para descobrir o que vale a pena e o que decepciona na nova trail de 300 cc da Dafra. Confira nossa avaliação em primeira mão.

NH 300 tem bom desempenho na estrada

Apesar de ser uma novidade, a NH 300 tem uma "cara" conhecida. Afinal, o modelo tem o mesmo design de sua irmã menor, a NH 190, atualmente a moto mais vendida da Dafra. Ambas, vale dizer, são frutos da parceria com a SYM de Taiwan.

Da trail de 190 cc, a NH 300 ainda herda o chassi, o conjunto de suspensões e as rodas raiadas (aro 19, na dianteira, e 17, na traseira). Até mesmo os pneus de uso misto têm as mesmas medidas: 100/90-19 (diant.) e 130/80-17 (tras.).

Dafra NH 300 na estrada - Divulgação - Divulgação
NH 300 tem mais potência e torque para viajar; velocidade máxima é de 148 km/h
Imagem: Divulgação

Na prática, a única diferença entre os modelos de 190 cc e 300 cc é mesmo o motor maior e mais potente. A nova trail da Dafra usa um monocilíndrico de 278,3 cm³ de capacidade, com arrefecimento líquido.

Baseado no motor da Next 300, outra parceria da Dafra com a taiwanesa SYM, o propulsor foi ajustado se adaptar às características da trail. Com isso, a NH 300 produz 25,3 cv de potência máxima a 7.500 rpm e 2,45 kgf.m de torque a 6.000 giros, com câmbio de seis marchas.

O desempenho é superior ao motor de 183 cm³ da NH 190, que produz só 18 cv e 1,6 kgf.m de torque. Dessa forma, a nova NH 300 exige menos trocas de marchas na cidade, em função de seu maior torque, e atinge velocidades mais altas na estrada.

Portanto, quem tinha a NH 190, mas achava que faltava motor para viajar ou rodar como garupa, a NH 300 não decepciona e chega como uma solução desse "problema".

NH 300 é confortável - Divulgação - Divulgação
NH 300 vai bem na estrada, mas assento não é dos mais confortáveis para longos percursos
Imagem: Divulgação

Viajei com o modelo até a vila de Paranapiacaba, que pertence ao município de Santo André (SP), e fica na Serra do Mar. Para chegar até lá, a NH 300 mostrou bom desempenho nas rodovias. Alcança rapidamente os 120 km/h e mantém com facilidade essa velocidade. A velocidade máxima foi de 148 km/h - um bom número para uma moto de 300 cc.

Já o torque de 2,45 kgf.m ajudou nas ultrapassagens da Rodovia Índio Tibiriçá (SP-031) que leva à Paranapiacaba. Em algumas situações, bastava reduzir de sexta para quinta marcha, para ultrapassar os muitos caminhões de produtores rurais que circulam na região. Em resumo, a NH 300 vai bem melhor do que sua irmã de 190 cc, principalmente na estrada.

Entretanto, vale destacar que seu assento não é lá dos mais confortáveis para longos trajetos. Com uma fina camada de espuma, causa certo desconforto após uns 100 quilômetros rodados e decepciona. Problema, aliás, que já era alvo de reclamações dos proprietários da NH 190.

Consumo NH 300 - Divulgação - Divulgação
Consumo médio da NH 300 no uso urbano e na estrada foi de 26,5 km/litro
Imagem: Divulgação

Outro ponto negativo para quem quer viajar com a nova trail da Dafra é a capacidade do tanque. Com apenas 11 litros, como sua irmã de 190 cc, oferece pouca autonomia. Em nosso teste, o consumo médio cidade/estrada foi de 26,5 km/litro. Com esses números, a autonomia deve ficar abaixo dos 300 quilômetros.

Trail com "pegada mais urbana"

Após percorrer o asfalto, foi preciso rodar por cerca de 10 km na terra para se chegar de moto à vila, construída no final do século XIX. É aí que a NH 300 mostra suas limitações.

Afinal, embora seja classificada como uma moto trail, a linha NH tem uma "pegada mais urbana", ou seja, usa roda aro 19, na dianteira, ao invés do aro 21 das motos trail puro sangue, como Yamaha Lander e Honda XRE 300.

A roda menor em conjunto com a suspensão dianteira com curso não tão longo - são apenas 135 mm, no garfo dianteiro - dificultaram a pilotagem na estrada de terra que leva à Paranapiacaba.

NH 300 na terra - Divulgação - Divulgação
Suspensões com pouco curso e roda aro 19, na dianteira, prejudicam o desempenho da NH 300 na terra
Imagem: Divulgação

Em valetas maiores e buracos mais profundos, a NH 300 não transmitia tanta confiança, apesar de os bons pneus Pirelli MT 60 serem de uso misto. Nessa hora, é preciso reduzir a velocidade para evitar que as suspensões cheguem no fim de curso.

Por outro lado, a roda menor torna a NH 300 mais ágil na cidade e mais acessível aos baixinhos. Embora a Dafra não divulgue a altura do assento, até mesmo eu, que meço 1,71 m, consigo alcançar os dois pés no chão com facilidade.

Vale a pena pagar mais pela NH 300?

Para quem estava em dúvida se vale a pena trocar a NH 190 pela nova NH 300, minha opinião é: depende. Se você só roda na cidade, talvez não valha a pena pagar mais pela NH 300. Afinal, A diferença entre elas é de R$ 6 mil: enquanto a NH 300 tem preço sugerido de R$ 23.990, a NH 190 sai por R$ 17.990.

Além de mais cara, a NH 300 é 13 kg mais pesada. São 154,3 kg de peso seco contra os 141 kg, a seco também, do modelo de 190 cc. Isso, sem falar que a NH 190 é mais econômica, pois seu consumo gira em torno dos 35 km/litro.

NH 300 freios ABS - Divulgação - Divulgação
Freios ABS nas duas rodas, motor com arrefecimento líquido e iluminação full-LED são os diferenciais da nova Dafra NH 300
Imagem: Divulgação

Entretanto, a nova trail de 300 cc manteve algumas características interessantes da sua irmã menor, como painel digital completo, entrada USB sobre o tanque e o sistema de iluminação full-LED.

Contudo, a NH 300 tem um sistema de freios mais seguros. Ela usa disco nas duas rodas como a NH 190, mas conta com sistema ABS em ambas, que evita o travamento em frenagens de emergência.

Além de ser uma evolução em relação a NH 190, a nova NH 300 é uma opção para quem procura uma trail para usar no dia a dia e pegar a estrada. Com preço sugerido de R$ 23.900 (sem frete), a Dafra NH 300 também disputa a preferência do motociclista com a Yamaha Lander 250 ABS (R$ 23.990) e a Honda XRE 300 (R$ 23.810), que deve mudar em breve.

Suas vantagens perante às conhecidas trail japonesas são o motor com arrefecimento líquido e o sistema ABS de dois canais. Apesar de a trail da Honda também ter ABS nas duas rodas, o modelo da Yamaha oferece o sistema apenas na roda dianteira.