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Ninja ZX-4R: Kawasaki lança nova esportiva no Festival Interlagos; conheça

Nova Kawasaki Ninja ZX-4R tem motor de quatro cilindros, 399 cm³, que produz cerca de 80 cv de potência máxima! - Divulgação
Nova Kawasaki Ninja ZX-4R tem motor de quatro cilindros, 399 cm³, que produz cerca de 80 cv de potência máxima! Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

18/06/2023 10h00

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A Kawasaki irá apresentar a Ninja ZX-4R no Festival Interlagos 2023, para surpresa de todos, inclusive, deste colunista que vos escreve. Afinal, lançada no início deste ano no exterior, a nova Ninja de 400 cc traz um nervoso motor de quatro cilindros em linha que produz até 80 cv de potência máxima!

A Ninja ZX-4R é a única esportiva com essa cilindrada que usa um motor de quatro cilindros em linha. Apesar de ter apenas 399 cm³ de capacidade, o motor DOHC gira alto - uma característica dos motores com essa configuração. Segundo a Kawasaki, o motor da Ninja ZX-4R gira acima dos 15.000 rpm.

Com isso, o novo modelo produz praticamente o dobro da potência da Ninja 400, atualmente à venda no Brasil e cujo motor de dois cilindros oferece 42 cv. Na ficha técnica, a ZX-4R produz 77 cv de potência máxima a 14.500 rpm (80 cv com a indução direta de ar, o tal RAM Air) e um torque de 4,0 kgf.m a 13.000 giros.

Além do motor de quatro cilindros de alto desempenho, a Ninja ZX-4R conta com um conjunto ciclístico digno das superesportivas de maior cilindrada. O quadro de aço em treliça traz um conjunto de suspensão que conta com garfo telescópico invertido Showa BFF-SP, na dianteira, e monoamortedor, fixado por links horizontalmente, na balança traseira.

Ninja ZX-4R no Brasil - Divulgação - Divulgação
"Pequena" Ninja ZX-4R de quatro cilindros tem quase o dobro de potência da bicilíndrica Ninja 400
Imagem: Divulgação

Os freios usam dois discos flutuantes de 290 mm de diâmetro na dianteira, com pinças monobloco de fixação radial, na frente. Atrás, um disco simples de 220 mm de diâmetro, com sistema ABS de dois canais.

Além do ABS, a "pequena" Ninja ZX-4R conta com quatro modos de pilotagem, que controlam a entrega de potência e o controle de tração. O painel com tela de TFT colorida é semelhante aos modelos de maior cilindrada da Kawasaki e conta com conexão Bluetooth para smartphones, por meio do app Rideology da Kawasaki, O aplicativo oferece uma espécie de telemetria, com diversas informações sobre a moto.

Segundo apurei, a versão que virá ao Brasil, provavelmente, no final deste ou no início do próximo ano, deverá ser equivalente a Ninja ZX-4R SE (Special Edition), vendida na Europa. Nessa versão, a ZX-4R ainda traz quick-shifter bidirecional, sistema que permite subir ou reduzir as marchas do câmbio de seis velocidades sem usar a embreagem.

Tecnologia ZX-4R - Divulgação - Divulgação
Além de painel digital com conexão para smartphone, Ninja ZX-4R tem modos de pilotagem e controle de tração
Imagem: Divulgação

O preço e a data de lançamento oficial do modelo devem ser revelados no Festival Interlagos 2023, que acontece no Autódromo José Carlos Pace, entre os dias 22 e 25 de junho. Entretanto, não espere que a nova esportiva da Kawasaki seja "barata".

Para se ter uma ideia, nos Estados Unidos, o modelo em sua versão ZX-4RR, mais esportiva, custa U$ 9.699 (cerca de R$ 47 mil). O valor é somente U$ 1.600 menor do que o pedido pela Ninja ZX-6R, atualmente vendida no Brasil por R$ 75.190. Ou seja, a nova Ninja ZX-4R de quatro cilindros poderá custar (bem) mais de R$ 50 mil por aqui. E aí, pagaria tudo isso numa esportiva de 400 cc?