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Triumph revela novas Speed 400 e Scrambler 400X, que virão ao Brasil
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A Triumph apresentou hoje (27 de junho) as novas Speed 400 e Scrambler 400X. Os dois modelos de 400 cc da família T-Series, como havia adiantado, serão vendidos no Brasil, mas a partir do ano que vem.
Desenvolvidas em parceria com a indiana Bajaj, as novas motos de 400 cc serão os modelos de menor cilindrada e também os mais acessíveis da Triumph. Com as novas Speed 400 e Scrambler 400X a marca inglesa quer atrair jovens e novos motociclistas.
"Nosso foco principal são os jovens e novos pilotos que estão procurando sua primeira moto, mas também motociclistas iniciantes que estão saindo das motos de menor cilindrada e procuram modelos mais sofisticados e potentes", revelou o gerente global de marketing da Triumph, Alastair Fairgrieve.
Segundo o executivo, as novas Triumph de 400 cc deverão concorrer com a Honda CB 350 Highness, vendida na Ásia, assim como com a Royal Enfield Classic 350 e Hunter 350. Afinal, a marca inglesa também apostou no visual clássico para criar a nova linha T-Series.
Pela sua capacidade cúbica e bom nível de equipamentos, as novas Triumph Speed 400 e Scrambler 400X também devem concorrer com a linha G 310 da BMW, que vende bem no Brasil. "As novas T-Series, porém, podem atrair motociclistas que procuram modelos com mais estilo e personalidade", analisa Fairgrieve.
Para isso, as novas Speed 400 e Scrambler 400X deverão ter preço competitivo, de acordo com a Triumph. A fabricante inglesa ainda promete baixo custo de manutenção para as novas motos de 400 cc.
Motor de 400 cc da Triumph produz 40 cv
As novas Speed e Scrambler X compartilham o mesmo motor de um cilindro, 398 cm³ de capacidade e arrefecimento líquido. Com quatro válvulas e duplo comando no cabeçote (DOHC), o monocilíndrico é completamente novo.
Alimentado por injeção eletrônica, o novo motor Triumph de 400 cc produz 40 cv de potência máxima a 8.000 rpm e 3,8 kgf,m de torque a 6.500 giros. O câmbio tem seis marchas, com embreagem assistida e deslizante.
O grande diferencial para as concorrentes da mesma capacidade cúbica fica por conta do acelerador eletrônico. Além de proporcionar um funcionamento mais preciso do motor, permitiu a instalação de controles eletrônicos, até então inéditos em motos de 400 cc.
Dessa forma, as novas Speed 400 e Scrambler 400X virão de série com controle de tração comutável, ou seja, que pode ser desligado. Ambas também têm freios ABS nas duas rodas.
Na parte eletrônica, os modelos ainda têm painel que mescla um velocímetro analógico com uma pequena tela de LCD digital. Ali estão informações como odômetro, relógio, marcador de combustível e consumo médio, além de um indicador de marcha.
As novas Triumph de 400 cc ainda contam com sistemas antifurto. Tanto Speed 400 como Scrambler 400X terão chave com transponder e imobilizador eletrônico.
Diferenças entre Speed e Scrambler 400
Embora compartilhem o mesmo motor, painel e tanque de 13 litros, as novas motos Triumph de 400 cc se diferenciam pela proposta.
A nova Speed 400 segue o estilo "roadster", voltada mais para o uso urbano. Seu assento reto é único e suas rodas de liga-leve são de 17 polegadas. Ela tem espelhos retrovisores fixados nas extremidades do guidão, que reforçam seu visual retrô.
Já a Scrambler 400X tem uma proposta mais "aventureira". Com guidão largo e protetores de mão de série, tem banco bipartido e farol com grade protetora. O modelo também usa rodas de liga-leve, mas com 19 polegadas, na dianteira, e 17, na traseira.
As novas motos da linha T-Series também têm suspensões diferentes, além de rodas e pneus adequados à proposta de cada uma delas.
A Speed 400 tem rodas de liga-leve, aro 17, calçadas com pneus esportivos sem câmara nas medidas 110/70-17, na dianteira, e 150/60-17, na traseira.
Na frente, a suspensão tem garfo telescópico invertido sem ajustes, com tubos de 43 mm, e 140 mm de curso. Já, na traseira, um monoamortecedor com reservatório a gás e ajuste na pré-carga da mola, com 130 mm de curso.
A Scrambler 400X também tem rodas de liga-leve, entretanto, usa aro 19, na dianteira. Já os pneus são sem câmara e de uso misto, nas medidas 100/90-19 e 140/80-17, na traseira.
As suspensões também usam garfo invertido, na frente, e monoamortecedor, atrás. Entretanto, elas têm mais curso do que na Speed: são 150 mm, para absorver as imperfeições do asfalto ou de estradas de terra.
Por outro lado, o curso mais longo faz com que o assento seja quase cinco centímetros mais alto do que na Speed 400: 790 mm contra 835 mm.
Quando as novas Triumph 400 chegam ao Brasil?
As novas Triumph Speed 400 e Scrambler 400X chegam, primeiramente, à Índia, em agosto. Embora, oficialmente, a Triumph afirme que as novas motos chegarão aos outros mercados em dezembro, a previsão é que cheguem ao Brasil só em 2024.
"Como precisaremos homologar essas motos e, às vezes, esse processo leva tempo no Brasil, essa data pode mudar", afirmou o engenheiro chefe da Triumph, Stuart Wood, durante a apresentação dos modelos.
Por enquanto, a informação oficial é de que as novas motos de 400 cc da Triumph serão produzidas em Manaus (AM). Fontes ligadas à subsidiária brasileira acreditam que as novas Speed 400 e Scrambler 400X sejam lançadas no Brasil em março do ano que vem.
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