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Lista: 7 tecnologias que já existem nas motos e pouca gente sabe

Quando surgiram, no final do século 19, as motos nada mais eram do que bicicletas motorizadas. Foram criadas para ir mais rapidamente de um ponto a outro. Entretanto, de lá para cá, as motos evoluíram bastante. Tornaram-se um dos meios de transporte mais populares do mundo e também ficaram mais seguras. Receberam chassis mais reforçados, sistema de iluminação mais modernos, pneus melhores e freios mais eficientes.

Mas, se engana, quem pensa que essa evolução parou. Atualmente, já existem modelos de motos com tecnologia de ponta, que já equipa muitos carros e SUVs de luxo. Desde sistemas eletrônicos para aumentar a segurança de quem piloto uma moto ou até mesmo centrais multimídias que espelham o celular para tornar a viagem ainda mais divertida.

Pensando nisso, fizemos uma lista com 7 tecnologias que já existem nas motos, mas pouca gente conhece. Confira.

1 - Celular no painel

Hoje em dia, fazemos tudo pelo celular, pedimos comida, pagamos contas, interagimos e até mesmo usamos o smartphone como um verdadeiro GPS. Quem se acostuma com os navegadores, como Google Maps e Waze, não consegue rodar por aí sem a ajuda deles. Justamente por isso, algumas marcas criaram centrais multimídias nas motos que podem espelhar a tela do celular.

Africa Twin 1100 é compatível com Apple CarPlay e Android Auto
Africa Twin 1100 é compatível com Apple CarPlay e Android Auto Imagem: Divulgação

Compatíveis com Apple CarPlay e Android Auto, os modelos Touring da Harley-Davidson, além da Honda Africa Twin e da Gold Wing, permitem que o motociclista use quase todas as funções do celular no painel da moto. Além de ouvir música e receber ligações, pode-se utilizar um programa de navegação e aposentar o complicado GPS.

2 - Detector de ponto cego

Com o uso de um radar na traseira, a Triumph Tiger 1200, que chegou ao Brasil no ano passado, oferece o útil detector de ponto cego, tecnologia já presente em diversos carros de luxo. Quando algum veículo se aproxima da bigtrail inglesa, o radar detecta e avisa o piloto por meio de uma luz piscante no espelho retrovisor.

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Tiger 1200 tem radar na traseira com detector de ponto cego, que avisa o condutor por meio de uma luz no espelho retrovisor
Tiger 1200 tem radar na traseira com detector de ponto cego, que avisa o condutor por meio de uma luz no espelho retrovisor Imagem: Divulgação/Chris Castanho

A tecnologia é útil, principalmente, para evitar colisões traseiras ou sustos ao mudar de faixa. Afinal, ainda existem motoristas que insistem em ultrapassar pelo lado direito, o que pode causar um acidente ente carro e moto.

3 - Controle de velocidade adaptativo

Já a Ducati Multistrada V4 e a BMW R 1250 RT foram além: os modelos usam dois radares, um frontal e outro traseiro. Dessa forma, além do detector de ponto cego, oferecem ainda o controle adaptativo de velocidade.

Controle adaptativo de velocidade da BMW mantém distância do veículo à frente e evita colisões
Controle adaptativo de velocidade da BMW mantém distância do veículo à frente e evita colisões Imagem: Divulgação

O radar dianteiro controla o funcionamento do ACC (Adaptive Cruise Control, ou Controle Adaptativo de Velocidade), que, por meio de frenagem e aceleração controladas eletronicamente, ajusta, de forma automática, a distância, previamente selecionada pelo piloto, de outros veículos.

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O sistema derivado dos automóveis foi aprimorado e desenvolvido de acordo com a dinâmica de uma moto. Uma diferença está na limitação para acelerar e frear a fim de garantir que o motociclista possa manter o controle da moto.

4 - Faróis de LED e direcionais

Se pensarmos que as primeiras motos usavam carbureto, que produzia luz por meio de uma reação química, os atuais faróis de LED são enorme evolução no que se refere à segurança. Eles iluminam melhor, duram mais e consomem menos bateria. Atualmente, até mesmo modelos de 125 cc, como a scooter Honda Elite 125, já possuem a tecnologia.

Africa Twin Adventure Sports tem faróis adaptativos, que se acendem conforme a moto inclina nas curvas
Africa Twin Adventure Sports tem faróis adaptativos, que se acendem conforme a moto inclina nas curvas Imagem: Divulgação

Em modelos maiores, como a bigtrail Honda Africa Twin 1100, há ainda um aro de iluminação diurna, que ajuda os outros condutores a ver a moto durante o dia. O modelo também conta com faróis direcionais, ou seja, que acompanham a inclinação da moto e melhoram a iluminação na parte interna das curvas. Outras motos, vale dizer, também oferecem faróis direcionais e adaptativos.

5 - Câmbio de dupla embreagem

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Inspirada no esportivo NSX, a Honda criou o câmbio DCT (Dual Clutch Transmission, ou câmbio de dupla embreagem). Diferentemente dos câmbios dos scooters, o DCT tem o mesmo conjunto mecânico que um câmbio manual, exceto pelas duas embreagens. Controladas eletronicamente, elas são responsáveis pelas trocas automáticas em milissegundos. Diversos sensores enviam informações à central eletrônica da moto que "opta" pelo melhor momento para subir ou reduzir uma marcha.

Câmbio de dupla embreagem da Honda realiza trocas de forma automática ou manual, mas tudo eletronicamente
Câmbio de dupla embreagem da Honda realiza trocas de forma automática ou manual, mas tudo eletronicamente Imagem: Divulgação

A tecnologia, exclusiva da Honda, por enquanto, é a aposta da marca para atrair novos consumidores, que não querem ter a preocupação de trocar as marchas e preferem prestar atenção na estrada. Atualmente, a bigtrail Africa Twin 1100, a crossover NC 750X, a scooter X-ADV e a grã-turismo Gold Wing 1800 oferecem o câmbio de dupla embreagem.

6 - Suspensões inteligentes

A tecnologia de ponta já chegou há algum tempo às suspensões das motocicletas. Além de ajustes eletrônicos, atualmente, há suspensões semi-ativas, como o Dynamic Damping Control (DDC) da S 1000 RR. Os amortecedores eletrônicos utilizam sensores para verificar as condições do pavimento, regulando as suspensões de acordo com o piso em que a moto está rodando.

BMW S 1000 RR tem suspensões semi-ativas, que "leem" o piso e fazem ajustes em tempo real
BMW S 1000 RR tem suspensões semi-ativas, que "leem" o piso e fazem ajustes em tempo real Imagem: Divulgação
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A inovação, embora tenha surgido para garantir o máximo desempenho nas pistas, também ajudará muito os pilotos comuns nas estradas. Tanto que outros modelos, como a BMW R 1250 GS e a Honda Africa Twin, já contam com suspensões semi-ativas.

7 - Moto que abaixa

Criada com o objetivo de atrair novos motociclistas para a Harley-Davidson, além de oferecer uma opção aos fãs da marca, a bigtrail PanAmerica 1250 traz o sistema ride height control, algo como controle de altura da pilotagem.

Harley-Davidson Pan America tem sistema que abaixa a moto, para facilitar a vida dos baixinhos
Harley-Davidson Pan America tem sistema que abaixa a moto, para facilitar a vida dos baixinhos Imagem: Divulgação

Ao montar na Pan America, é possível sentir a moto abaixar "sozinha", em até 5 centímetros, o que facilita manobrar a moto e torna o modelo mais acessível a pilotos de menor estatura. Afinal, só quem, como eu, tem 1,70 m sabe da dificuldade para manobrar essas gigantes e pesadas bigtrails.

Quanta novidade, não é mesmo? Conta aí nos comentários: você já sabia que as motos têm todas essas tecnologias? Experimentou alguma delas?

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Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

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