Lista: 7 tecnologias que já existem nas motos e pouca gente sabe
Quando surgiram, no final do século 19, as motos nada mais eram do que bicicletas motorizadas. Foram criadas para ir mais rapidamente de um ponto a outro. Entretanto, de lá para cá, as motos evoluíram bastante. Tornaram-se um dos meios de transporte mais populares do mundo e também ficaram mais seguras. Receberam chassis mais reforçados, sistema de iluminação mais modernos, pneus melhores e freios mais eficientes.
Mas, se engana, quem pensa que essa evolução parou. Atualmente, já existem modelos de motos com tecnologia de ponta, que já equipa muitos carros e SUVs de luxo. Desde sistemas eletrônicos para aumentar a segurança de quem piloto uma moto ou até mesmo centrais multimídias que espelham o celular para tornar a viagem ainda mais divertida.
Pensando nisso, fizemos uma lista com 7 tecnologias que já existem nas motos, mas pouca gente conhece. Confira.
1 - Celular no painel
Hoje em dia, fazemos tudo pelo celular, pedimos comida, pagamos contas, interagimos e até mesmo usamos o smartphone como um verdadeiro GPS. Quem se acostuma com os navegadores, como Google Maps e Waze, não consegue rodar por aí sem a ajuda deles. Justamente por isso, algumas marcas criaram centrais multimídias nas motos que podem espelhar a tela do celular.
Compatíveis com Apple CarPlay e Android Auto, os modelos Touring da Harley-Davidson, além da Honda Africa Twin e da Gold Wing, permitem que o motociclista use quase todas as funções do celular no painel da moto. Além de ouvir música e receber ligações, pode-se utilizar um programa de navegação e aposentar o complicado GPS.
2 - Detector de ponto cego
Com o uso de um radar na traseira, a Triumph Tiger 1200, que chegou ao Brasil no ano passado, oferece o útil detector de ponto cego, tecnologia já presente em diversos carros de luxo. Quando algum veículo se aproxima da bigtrail inglesa, o radar detecta e avisa o piloto por meio de uma luz piscante no espelho retrovisor.
A tecnologia é útil, principalmente, para evitar colisões traseiras ou sustos ao mudar de faixa. Afinal, ainda existem motoristas que insistem em ultrapassar pelo lado direito, o que pode causar um acidente ente carro e moto.
3 - Controle de velocidade adaptativo
Já a Ducati Multistrada V4 e a BMW R 1250 RT foram além: os modelos usam dois radares, um frontal e outro traseiro. Dessa forma, além do detector de ponto cego, oferecem ainda o controle adaptativo de velocidade.
O radar dianteiro controla o funcionamento do ACC (Adaptive Cruise Control, ou Controle Adaptativo de Velocidade), que, por meio de frenagem e aceleração controladas eletronicamente, ajusta, de forma automática, a distância, previamente selecionada pelo piloto, de outros veículos.
Newsletter
CARROS DO FUTURO
Energia, preço, tecnologia: tudo o que a indústria está planejando para os novos carros. Toda quarta
Quero receberO sistema derivado dos automóveis foi aprimorado e desenvolvido de acordo com a dinâmica de uma moto. Uma diferença está na limitação para acelerar e frear a fim de garantir que o motociclista possa manter o controle da moto.
4 - Faróis de LED e direcionais
Se pensarmos que as primeiras motos usavam carbureto, que produzia luz por meio de uma reação química, os atuais faróis de LED são enorme evolução no que se refere à segurança. Eles iluminam melhor, duram mais e consomem menos bateria. Atualmente, até mesmo modelos de 125 cc, como a scooter Honda Elite 125, já possuem a tecnologia.
Em modelos maiores, como a bigtrail Honda Africa Twin 1100, há ainda um aro de iluminação diurna, que ajuda os outros condutores a ver a moto durante o dia. O modelo também conta com faróis direcionais, ou seja, que acompanham a inclinação da moto e melhoram a iluminação na parte interna das curvas. Outras motos, vale dizer, também oferecem faróis direcionais e adaptativos.
5 - Câmbio de dupla embreagem
Inspirada no esportivo NSX, a Honda criou o câmbio DCT (Dual Clutch Transmission, ou câmbio de dupla embreagem). Diferentemente dos câmbios dos scooters, o DCT tem o mesmo conjunto mecânico que um câmbio manual, exceto pelas duas embreagens. Controladas eletronicamente, elas são responsáveis pelas trocas automáticas em milissegundos. Diversos sensores enviam informações à central eletrônica da moto que "opta" pelo melhor momento para subir ou reduzir uma marcha.
A tecnologia, exclusiva da Honda, por enquanto, é a aposta da marca para atrair novos consumidores, que não querem ter a preocupação de trocar as marchas e preferem prestar atenção na estrada. Atualmente, a bigtrail Africa Twin 1100, a crossover NC 750X, a scooter X-ADV e a grã-turismo Gold Wing 1800 oferecem o câmbio de dupla embreagem.
6 - Suspensões inteligentes
A tecnologia de ponta já chegou há algum tempo às suspensões das motocicletas. Além de ajustes eletrônicos, atualmente, há suspensões semi-ativas, como o Dynamic Damping Control (DDC) da S 1000 RR. Os amortecedores eletrônicos utilizam sensores para verificar as condições do pavimento, regulando as suspensões de acordo com o piso em que a moto está rodando.
A inovação, embora tenha surgido para garantir o máximo desempenho nas pistas, também ajudará muito os pilotos comuns nas estradas. Tanto que outros modelos, como a BMW R 1250 GS e a Honda Africa Twin, já contam com suspensões semi-ativas.
7 - Moto que abaixa
Criada com o objetivo de atrair novos motociclistas para a Harley-Davidson, além de oferecer uma opção aos fãs da marca, a bigtrail PanAmerica 1250 traz o sistema ride height control, algo como controle de altura da pilotagem.
Ao montar na Pan America, é possível sentir a moto abaixar "sozinha", em até 5 centímetros, o que facilita manobrar a moto e torna o modelo mais acessível a pilotos de menor estatura. Afinal, só quem, como eu, tem 1,70 m sabe da dificuldade para manobrar essas gigantes e pesadas bigtrails.
Quanta novidade, não é mesmo? Conta aí nos comentários: você já sabia que as motos têm todas essas tecnologias? Experimentou alguma delas?
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.