Infomoto

Infomoto

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemCarros

Dia do motociclista: Brasil tem uma moto para cada sete habitantes

Hoje, 27 de julho, comemora-se o Dia do Motociclista. Não faltam motivos para comemorar, afinal os números não mentem e há cada vez mais motos e motociclistas nas ruas brasileiras. A venda de motos cresceu 17,7% em 2022 e já acumula alta de 22,4% no primeiro semestre deste ano.

Basta rodar pelas cidades brasileiras para perceber o aumento no número de motocicletas em circulação. Entretanto, esse crescimento não é recente. Em dez anos, a frota de motocicletas no Brasil aumentou 64%, passando de 18,4 milhões em 2021 para 30,2 milhões em 2021.

Em 2011, havia uma moto para cada 10 brasileiros. Já em 2021, os dados mais recentes da Abraciclo, associação dos fabricantes, mostram que essa relação passou para uma moto a cada sete habitantes, mesmo com o crescimento populacional. Ou seja, o número de motos nas ruas do Brasil cresceu mais do que a população.

Os dados mostram que, cada vez mais, os brasileiros procuram os veículos de duas rodas para economizar combustível e se locomover com mais agilidade. Embora, o aumento de motos nas ruas nas grandes cidades seja, também, resultado do crescimento do e-commerce e dos aplicativos de entregas, em muitas regiões, as motos surgem como opção de mobilidade acessível para grande parte da população. São locais onde o sistema de transporte é precário e os consumidores não conseguem comprar carros.

Prova disso é que, apesar da relação, a nível nacional, ser de uma moto para cada sete habitantes, existem Estados onde essa relação é muito maior. Caso de Rondônia, por exemplo, onde há mais motos do que carros e existe uma motocicleta para cada três pessoas.

Logo em seguida aparecem Mato Grosso e Tocantins com uma moto para cada quatro habitantes. Demonstração clara de que as motos são uma opção acessível para que a população brasileira possa se locomover. Confira abaixo a lista dos 10 Estados com mais motos percentualmente.

Ranking dos Estados - Habitante por moto (2021)

  1. Rondônia - 3
  2. Mato Grosso - 4
  3. Tocantins - 4
  4. Piauí - 5
  5. Ceará - 5
  6. Mato Grosso do Sul - 5
  7. Acre - 5
  8. Goiás - 6
  9. Santa Catarina - 6
  10. Roraima - 6
O ranking mostra que as motos estão espalhadas de Norte a Sul do País. Os dados também derrubam alguns preconceitos de que a moto vende bem apenas porque a população tem baixa renda. Afinal, Santa Catarina, um dos Estados mais ricos da Federação, tem uma moto para 6 habitantes. Se você também é motociclista e usa a moto como meio de locomoção, ferramenta de trabalho ou, simplesmente, hobby, conte sua experiência em duas rodas nos comentários. Feliz Dia do Motociclista!

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes