Ninja ZX-4R: moto esportiva de 400 cc e quatro cilindros vale R$ 56 mil?
Um dos principais lançamentos do Festival Interlagos Motos 2023, a Kawasaki Ninja ZX-4R agradou os fãs de motos esportivas pelo seu desempenho Apesar de ter apenas 400 cc de capacidade, seu motor de quatro cilindros em linha gira a 15.000 rpm e produz 80 cv de potência máxima.
Entretanto, a informação de que a nova Ninja ZX-4R vai chegar às lojas, em outubro, com preço público sugerido de R$ 55.990 desanimou muitos motociclistas. Mas, afinal, vale pagar tudo isso por uma esportiva de 400 cc?
Para responder essa pergunta, tivemos a oportunidade de acelerar a Ninja ZX-4R em seu habitat natural, o autódromo de Interlagos. Foram apenas três voltas na pista, mas o suficiente para perceber que a nova esportiva da marca japonesa engana quem leva em conta apenas a capacidade cúbica do motor.
Afinal, além de sua potência elevada, a Ninja ZX-4R conta com acelerador eletrônico, modos de pilotagem e outras características dignas de motos de maior cilindrada e potência.
A começar pelo design, inspirado nas superesportivas maiores e radicais da Kawasaki. Conjunto óptico duplo em LED, linhas afiladas e uma grande entrada de ar na carenagem frontal caracterizam a ZX-4R como uma verdadeira Ninja.
Ao montar na moto, o porte compacto impressiona. Com um tanque bem acinturado, pedaleiras recuadas e dois semiguidões, o piloto naturalmente assume uma postura esportiva, inclinado à frente, quase escondido sob o para-brisa.
Motor gira alto
Mas, ao dar partida, descobre-se que a principal diferença está mesmo no seu motor, que nada tem a ver com o da Ninja 400, vendida no Brasil desde 2018. A nova Ninja ZX-4R usa um inédito propulsor de quatro cilindros em linha, com 399 cm³ de capacidade, 16 válvulas e arrefecimento líquido.
Com pistões de grande diâmetro e pouco curso, o tetracilíndrico gira alto até 14.500 rpm para produzir 80 cv de potência máxima com o sistema de indução direta de ar em ação, a tal entrada de ar na carenagem frontal. Chamada de "RAM Air", forma um túnel que "empurra" o ar para o motor, melhorando o desempenho em altas velocidades.
Além do bom desempenho, o motor de quatro cilindros traz muita tecnologia embarcada, herdada das superesportivas de maior cilindrada da Kawasaki. Acelerador eletrônico, controle de tração e modos de pilotagem, itens, normalmente, encontrados em motos mais sofisticadas são de série na Ninja ZX-4R.
Ninja ZX-4R chega a 196 km/h!
Como avaliei o modelo em uma pista, já saí dos boxes já com o modo "Sport" selecionado. Dessa forma, o motor entrega toda a potência e reduz a intervenção do controle de tração, permitindo extrair o máximo dessa esportiva.
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Quero receberJá na reta oposta, outra grata surpresa da ZX-4R: o quickshifter bidirecional, sistema que permite subir ou reduzir as marchas sem usar a embreagem e nem tirar a mão do acelerador. O ronco estridente do motor sofre uma pequena interrupção, enquanto engato as marchas e os giros sobem até a Ninja ZX-4R alcançar 196 km/h na reta!
O desempenho é tão surpreendente que quase me esqueci que estava em uma moto de 400 cc, o que significa que o torque em baixas rotações não é igual ao de uma moto de 1.000 cc. Para aproveitar toda a potência é preciso manter os giros lá no alto e trocar as marchas no tempo certo, como em uma moto de corrida. Aliás, a Ninja ZX-4R chega bem perto disso.
Parte ciclística de motos maiores
Ao final da reta, a nova Ninja mostra seus diferenciais na parte ciclística. O sistema de freios conta com dois discos flutuantes de 290 mm de diâmetro, com pinças monobloco de fixação radial, na dianteira. Já na traseira, há um disco simples de 220 mm de diâmetro. Configuração mais que suficiente para parar os 188 kg da "pequena" esportiva. O sistema ABS de dois canais é de série no modelo - e pode ser desligado.
O quadro em treliça, inspirado na Ninja H2, a moto com turbo compressor da Kawasaki, facilita a transição da esquerda para a direita ao contornar o famoso "S" do Senna. Além de leve, a Ninja ZX-4R demonstra agilidade nas mudanças de direção.
Vale destacar o conjunto de suspensões que dão confiança para inclinar até o limite dos pneus - radiais sem câmara, têm medidas 120/70-ZR17 (dianteira) e 160/60-ZR17 (traseira). Na frente, o garfo telescópico invertido Showa BFF-SP permite frear dentro das curvas sem sustos, enquanto o monoamortecedor traseiro, fixado por links à balança, mantém a roda traseira tracionada, com ajuda do controle de tração. Com isso, acelero na curva do sol para quase chegar, novamente, bem perto dos 200 km/h na reta oposta.
"Brinquedo" caro
Depois de algumas voltas na pista, pode-se entender melhor a proposta da nova Ninja ZX-4R. Segundo a Kawasaki, o modelo foi desenvolvido para dar mais emoção aos iniciantes no mundo das esportivas, além de divertir pilotos mais experientes em um track-day. Com potência impressionante, porém mais controlável do que a cavalaria das Ninjas maiores, a pequena 400 cc cumpre o que promete, mas cobra caro por isso.
Talvez não seja uma boa opção para quem usa a moto no dia a dia, mas serve como uma excelente porta de entrada para quem está começando nas esportivas. A Ninja ZX-4R é um verdadeiro brinquedo para quem gosta de participar de track days e acelerar na pista. Um brinquedo caro, mas muito divertido. Diz aí, você pagaria tudo isso em uma moto de 400 cc?
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