Toyota SW4: como será a nova versão do SUV que chega em outubro de 2020
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Atenção toyoteiros de plantão. O que vem pela frente pode não agradar em cheio, como a "grande mudança" na SW4 modelo 2021. Rumores dão conta que o SUV ganhará pequenas alterações visuais e, além disso, um pouco mais de tecnologia como a aplicação do Apple Carplay e do Android Auto na nova central multimídia. Débito que será quitado em toda a linha de veículos vendidos no Brasil pelo fabricante.
Mudar demais nunca foi o forte da Toyota, principalmente em produtos que são produzidos em Zárate, na Argentina. O xodó do Brasil entre os SUVs carrega a grife Hilux e praticamente acompanha a galopada do dólar na relação aos preços. Como sobe de valor esse carro!
Um dia desses, em 2016, custava R$ 200 mil. Estive no lançamento da versão a diesel, que atualmente custa incríveis R$ 273 mil na versão a SRX e dispara para R$ 284 mil no modelo Diamond, com alguns mimos exclusivos como cabine em couro claro, chave branca, acabamento interno personalizado, nomenclaturas nas soleiras, bancos climatizados e o som JBL com subwoofer na tampa da mala.
Por falar em som, destaco que é uma das poucas deficiências da Toyota não entregar um sistema de áudio bacana em todas as versões (mesmo sem grife). Vide Corolla e Yaris, que entram no mesmo bojo. Quem gosta de música, como eu, tem que tratar de melhorar o que vem de fábrica.
O facelift da SW4, com novos faróis, para-choques, grade dianteira, frisos e redesenho de rodas e estribos, estava programado para a segunda metade de agosto. Mas, na atual situação de "fecha tudo" por causa da pandemia de covid-19, os prazos foram deslocados para o fim de outubro ou começo de novembro.
A SW4 4X4 deve manter as motorizações 2.8 turbodiesel de 177 cv e caixa automática de seis velocidades, assim como a 2.7 flex 4X2 de 163 cv quando abastecido com etanol e 159 cv na gasolina com transmissão de seis marchas.
Espera-se uma versão mais rebelde como na picape Hilux? O modelo GR-S V6 de 234 cv pode entrar nos planos da montadora. E aí entraria em cena a Gazoo Racing. O SUV híbrido deve chegar por volta de 2025. A direção da empresa disse em novembro de 2018 ao UOL Carros que todo carro Toyota terá uma opção híbrida no line up.
Na ficha técnica: Suspensão dianteira independente com mola helicoidal, na traseira eixo rígido com feixe de molas semielípticas. Freio a disco nas quatro rodas. A direção é hidráulica, mas a esperança não para de pedir a peça elétrica, mais fácil de manobrar. Os pneus atualmente são 265/60 no aro 18.
Memória: atual geração da SW4 iniciou a trajetória de vendas em fevereiro de 2016 e já passou fácil pelas 50 mil unidades.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.