Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.
Novo Compass evolui para não ter reinado ameaçado por Corolla Cross e Taos
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Líder absoluta no segmento dos SUVs médios no Brasil, a Jeep não quer deixar que a chegada de novos concorrentes ameace o reinado do Compass. Para isso, lançou uma versão especial antecipando a linha 2022 repleta de novidades.
O Compass "80 anos" traz a nova e esperada motorização 1.3 turboflex, com saudáveis 185 cv de potência e 27,5 kgfm de torque. Além disso, o SUV ganhou novo interior e mais conectividade, algo necessário para enfrentar o tecnológico Volkswagen Taos que chega no próximo mês.
A versão especial tem pré-venda de mil unidades ao preço de R$ 162.990. São R$ 10 mil a menos do que a Toyota cobra na versão intermediária XRV do Corolla Cross com motorização híbrida, ou R$ 13 mil a mais do que a XRE com motor aspirado 2.0 flex de 177 cv do SUV japonês.
Vale lembrar que a versão 80 anos seguirá sendo vendida durante todo o ano. A pré-venda é apenas uma oportunidade de antecipação e de levar alguns mimos, como Welcome Kit com um Echo Dot de 4ª geração (Alexa), uma bolsa e um chaveiro alusivo à data comemorativa de oito décadas da Jeep.
O lançamento da linha 2022 completa do Jeep Compass será em maio, mesmo mês em que a Volks deve apresentar o Taos no Brasil. De cara, podemos dizer que o Jeep sai na frente em relação à motorização. O motor 1.3 turbo flex entrega mais potência e torque que o 250 TSI.
Não foi à toa que a Jeep optou pelo termo T270 para identificar o novo conjunto mecânico, fazendo referência aos 270 Nm de toque que o motor entrega. O Volks com propulsor 1.4 turbo entrega 150 cv e 25,4 kgfm de torque. Ambos têm transmissão automática de seis velocidades.
Em comparação com o Corolla Cross com motor aspirado de 177 cv e 21,4 kgfm, a vantagem do Jeep fica ainda mais evidente. Isso em relação à força e agilidade, pois no quesito eficiência, os japoneses oferecem o conjunto híbrido que é imbatível.
O novo Compass também precisou se modernizar no interior da cabine. A tecnologia invadiu o Jeep, numa resposta clara ao principal apelo do rival alemão que está chegando.
A começar pela nova central multimídia de 10,1 polegadas com tela no estilo flutuante, que é 0,1'' maior que a VW Play do Taos. A conectividade wireless também é um destaque. Não é necessário cabo para se conectar ao Android Auto ou Apple Carplay, e nem mesmo para recarregar a bateria do smartphone.
E a Jeep foi além dos concorrentes no segmento com a plataforma Adventure Intelligence, que entrega internet wi-fi a bordo com o eSIM 4G da TIM e uma série de serviços remotos. É algo semelhante ao que a Chevrolet já entrega há alguns anos com o On Star, uma espécie de "concierge virtual", que na Jeep será oferecido de graça no primeiro ano do serviço.
Esse pré-lançamento do Compass 80 anos, antecipando a chegada da linha 2022, confirma que a gente já esperava: a Jeep não vai facilitar a vida dos concorrentes, que tentam a todo custo desbancar o SUV produzido em Goiana (PE), mas que até agora não conseguiram chegar nem perto desse propósito.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.