Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Jeep Commander: desvendamos todos os segredos do novo SUV de sete lugares
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
O Jeep Commander de sete lugares está pronto para ser lançado. A Stellantis acertou a estratégia e deverá apresentá-lo, provavelmente, em setembro ou no máximo outubro - e em duas versões: Limited e Overland.
Também revelo com exclusividade que serão quatro modelos a princípio, definidos agora: dois utilizando o 1.3 turbo flex de 185 cv no etanol, o mesmo de Compass e Toro, e outros dois com a motorização 2.0 diesel.
Nesse propulsor, uma novidade. Está esperando mais cavalos de potência? Continue sentado. O 2.0 turbo de 170 cv foi mantido nessa ordem, mas terá ganho de torque e será batizado de TD 380, ou seja, 38 quilos de energia contra os 35 quilos atuais do primo menor e best seller de vendas da marca.
O que você achou do flex? O compacto 1.3 dará conta dos modelos iniciais, maiores e mais pesados que o Compass? E o 2.0 turbo diesel, poderá seduzi-lo? Vamos ver. Espero que, dessa vez, não errem nos "interesses do programa de test-drive de lançamento" e disponibilizem com mais igualdade o veículo para análise.
Denominado de SUV premium de maior porte, o Commander terá teto solar de série. O carro recebeu da Jeep um interior sofisticado e exclusivo, sendo que a impressão inicial é de um console central maior comparado ao Compass.
E a expectativa é de um veículo mais espaçoso, já que o cobertor que esconde a cabine nas "mulas" flagradas em imagens não é suficiente para guardar tudo. Os bancos de sugestivo conforto também combinarão com opção de cores, como preto e o marrom com costuras exclusivas.
Especula-se uma série especial em comemoração aos 80 anos da Jeep, como já está disponível para Compass, Renegade, Wrangler e Grand Cherokee - que será novo por aqui no próximo ano e, corrigindo a informação, 100% híbrido plug-in - e nada do modelo longo.
Por dentro, ainda vi o Uconnect de 10,1 polegadas projetando a imagem em HD da câmera de ré, ainda "capenga" (opaca) no Renegade, além do quadro de instrumentos digital de 10,25 polegadas e da tração 4×4, acionada através de comando próximo da alavanca do câmbio automático de nove marchas no diesel e de seis marchas no flex.
O pacote high tech eleva o padrão de inteligência do SUV, com oferta da direção semiautônoma, alerta sonoros e frenagem de emergência estará disponível desde os primeiros modelos. Não esqueço de pontuar o som Beats.
Compass S com prazo esticado até fevereiro
A Stellantis anunciou aos seus revendedores que a entrega do Jeep Compass S, com teto solar de fábrica e modelo flex mais rico em tecnologia, com o pacote high tech incluso, poderá chegar até 28 de fevereiro.
Sucesso de vendas desde o lançamento, o carro certamente cedeu os insumos deslocados para atender a fabricação do Commander. Está aqui a explicação por um dos fatores da "demora". Porque também sei que está difícil para toda cadeia produtiva acompanhar a demanda do mercado de uma maneira geral.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.