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Jorge Moraes

REPORTAGEM

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Jeep Commander: desvendamos todos os segredos do novo SUV de sete lugares

Flavia Galvão
Imagem: Flavia Galvão

Colunista do UOL

21/07/2021 04h00

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O Jeep Commander de sete lugares está pronto para ser lançado. A Stellantis acertou a estratégia e deverá apresentá-lo, provavelmente, em setembro ou no máximo outubro - e em duas versões: Limited e Overland.

Também revelo com exclusividade que serão quatro modelos a princípio, definidos agora: dois utilizando o 1.3 turbo flex de 185 cv no etanol, o mesmo de Compass e Toro, e outros dois com a motorização 2.0 diesel.

Nesse propulsor, uma novidade. Está esperando mais cavalos de potência? Continue sentado. O 2.0 turbo de 170 cv foi mantido nessa ordem, mas terá ganho de torque e será batizado de TD 380, ou seja, 38 quilos de energia contra os 35 quilos atuais do primo menor e best seller de vendas da marca.

O que você achou do flex? O compacto 1.3 dará conta dos modelos iniciais, maiores e mais pesados que o Compass? E o 2.0 turbo diesel, poderá seduzi-lo? Vamos ver. Espero que, dessa vez, não errem nos "interesses do programa de test-drive de lançamento" e disponibilizem com mais igualdade o veículo para análise.

Denominado de SUV premium de maior porte, o Commander terá teto solar de série. O carro recebeu da Jeep um interior sofisticado e exclusivo, sendo que a impressão inicial é de um console central maior comparado ao Compass.

E a expectativa é de um veículo mais espaçoso, já que o cobertor que esconde a cabine nas "mulas" flagradas em imagens não é suficiente para guardar tudo. Os bancos de sugestivo conforto também combinarão com opção de cores, como preto e o marrom com costuras exclusivas.

Especula-se uma série especial em comemoração aos 80 anos da Jeep, como já está disponível para Compass, Renegade, Wrangler e Grand Cherokee - que será novo por aqui no próximo ano e, corrigindo a informação, 100% híbrido plug-in - e nada do modelo longo.

Por dentro, ainda vi o Uconnect de 10,1 polegadas projetando a imagem em HD da câmera de ré, ainda "capenga" (opaca) no Renegade, além do quadro de instrumentos digital de 10,25 polegadas e da tração 4×4, acionada através de comando próximo da alavanca do câmbio automático de nove marchas no diesel e de seis marchas no flex.

O pacote high tech eleva o padrão de inteligência do SUV, com oferta da direção semiautônoma, alerta sonoros e frenagem de emergência estará disponível desde os primeiros modelos. Não esqueço de pontuar o som Beats.

Compass S com prazo esticado até fevereiro

A Stellantis anunciou aos seus revendedores que a entrega do Jeep Compass S, com teto solar de fábrica e modelo flex mais rico em tecnologia, com o pacote high tech incluso, poderá chegar até 28 de fevereiro.

Sucesso de vendas desde o lançamento, o carro certamente cedeu os insumos deslocados para atender a fabricação do Commander. Está aqui a explicação por um dos fatores da "demora". Porque também sei que está difícil para toda cadeia produtiva acompanhar a demanda do mercado de uma maneira geral.

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