Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Rival do Corolla e SUV menor: Caoa vence na Justiça e trará novos Hyundai
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
A vitória da Caoa sobre a Hyundai no Tribunal Arbitral de Frankfurt, na Alemanha, garantiu ao grupo brasileiro mais 10 anos de representação da marca sul-coreana no país. Esse novo casamento iniciará uma "nova lua de mel" entre os gigantes automotivos, e isso gerará bons frutos para o Brasil: os primeiros são dois carros inéditos no mercado, um para este ano ainda e outro para 2022, como revelou com exclusividade para o UOL Carros o chairman, Dr. Carlos Alberto de Oliveira Andrade.
O primeiro novo carro inédito da Hyundai a desembarcar por aqui será o Ioniq Hybrid, um sedã de estilo sportback e tecnologia de recarga plug-in, que disputará mercado com o Corolla Altis Hybrid. Ele associa o motor a gasolina 1.6 GDI de 105 cv e 15 kgfm de torque ao conjunto elétrico que entrega mais 43 cv e 17 kgfm. O câmbio é automático de seis velocidades.
O Iconiq já deu as caras no Brasil durante o Salão do Automóvel de São Paulo em 2018 e era uma promessa não oficial da Hyundai para nosso mercado. Agora virá pela Caoa, que já comprou 200 unidades do modelo nesta semana para iniciar a comercialização aqui até o final deste ano.
A outra novidade da Hyundai importada pelo grupo será o Venue, um SUV compacto menor que o Creta e que será a porta de entrada dos utilitários da marca no país. Tem sob o capô o motor 1.6 a gasolina de 123 cv de potência, 15,4 kgfm de torque e câmbio CVT.
O pequeno SUV tem tração dianteira, mas traz um seletor de modo de condução com três opções: Sport, Eco e Normal, além de um seletor de tração para três tipos de terrenos: neve, lama ou areia.
O Venue tem o visual bem parecido com o novo Creta, que será apresentado pela HMB no fim deste ano. Mas as semelhanças não se repetem nas medidas. O compacto importado tem 4.040 mm de comprimento contra 4.290 mm do Creta, e entre-eixos de 2.520 mm contra 2.590 do irmão maior.
Não há confirmação oficial, mas o Grupo Caoa também deverá trazer ao Brasil as novas gerações do Tucson e do Elantra, que ganharam visual completamente novo e ousado. As confirmações futuras podem acontecer a partir da próxima reunião do dia 4 de agosto entre as presidências da HMB e da CAOA.
Essa retomada do casamento da Hyundai com a CAOA não interfere na produção da linha HB20 e Creta pela HMB, mas poderá alterar alguns projetos futuros, como o da picape Santa Cruz, que estava prevista para ser produzida na planta da HMB em Piracicaba (SP). De agora em diante, nos próximos 10 anos, todas as decisões terão que ser tomadas em comunhão pela fabricante e sua representante local.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
* Colaborou Bruno Vasconcelos para a coluna
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.