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Carro elétrico mais barato do Brasil é da JAC com tempero da VW; veja preço
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É fácil de entender a receita do novo city car. A JAC goza do privilégio de vender no Brasil um carro desenvolvido em parceria com a Volkswagen na China. E vou resumir como isso foi feito. A montadora alemã, que por lá vende cerca de 4 milhões de veículos, precisava entrar no mundo dos elétricos chineses e pagou por 75% da divisão elétrica da marca e 50% da montadora.
O e-JS1 é o primeiro resultado da parceria e, em alguns momentos, fazer você se lembrar do VW Up.
O oitavo veículo 100% elétrico da fabricante chinesa é muito mais do que uma caixa de sorvetes elétrica. Ele chega com preço competitivo de R$ 149.900 custando bem menos do que o Renault Zoe e o Fiat 500e, que saem por um valor entre R$ 230 mil e R$ 240 mil. O compacto urbano inova nas cores, na autonomia, com 300 km, e na entrega de bom torque (é leve: pesa menos de 1.200 kg).
Na unidade pré-série, que avaliamos entre as cidades de São Paulo e São Bernardo do Campo, no ABC paulista, o notável compacto mostrou em velocidade moderada, na média dos 80 Km/h, que anda no cheiro da energia. O chinês não é tão atrevido quanto se pensa e, certamente, alcançar muito mais de 100 km/h com duas pessoas a bordo mais bagagem é tarefa difícil. Fica fácil circular na Anchieta, mas encarar a Bandeirantes no pista da esquerda, com os 120 km/h permitidos, não é recomendável.
Vocação urbana
Em conversa com UOL Carros sobre o universo dos elétricos, o presidente da JAC Motors, Sérgio Habib, disse que dentro da cidade ele será líder.
"Tem bom preço, é bonito e vai cativar o público pela proposta da economia".
Perguntei se o e-JS1 representa a nova programação da marca e do grupo SHC no Brasil. Pelo que entendi, essa é a primeira virada de chave que deixará a empresa com uma gama 100% elétrica, mais lá na frente.
A novidade, por enquanto, não vai tirar de linha o iEV20, mas complementará a gama.
O novo e-JS1 é totalmente destinado ao uso urbano. O motor elétrico possui 30,2 kWh de capacidade de carga, 15,3 kgfm de torque e 62 cavalos de potência.
De acordo com a JAC, o modelo, que não vou chamar de SUV compacto, é capaz de atingir uma velocidade máxima de até 110 km/h com autonomia de 302 km. A aceleração de zero a 100 km/h foi aferida pelo fabricante em 10,7 segundos. Para recarregar as baterias, média aproximada de cinco horas no modo lento em um wall box de 7 KW. A capacidade total da bateria é de 30 KW.
Suave e fácil de manobrar
O novo JAC é suave de dirigir, fácil de manobrar e não tem o que reclamar da respectiva suspensão. Considerando o comportamento dinâmico, com o peso das baterias, o e-JS1, com seus 3,65 metros de comprimento e 1,67 m de largura, garante vantagem na mobilidade urbana.
Na dianteira, depois de observar bem o belo design, o destaque fica por conta do grupo ótico com lanternas trapezoidais invertidas, que se interligam por uma régua que atravessa toda a frente do carro. Gostei das lanternas quadradas da traseira. Carro não oferta pneu de reserva e sim o kit de reparo. Corra para a borracharia mais próxima se furar um dos pneus de 14 polegadas. O porta-malas comporta 121 litros.
Por dentro, ainda em chinês, o exemplar pré-série testado traz tela multimídia de 10,25 polegadas centralizada no alto do painel de instrumentos.
A central conta com recursos de conectividade como Android Auto e Apple CarPlay. O painel lembra o do Up, não fosse o painel digital, que incorpora um certo luxo. A lista de equipamentos inclui câmera de ré, conexão Bluetooth, leitor de MP3 e entrada USB.
Volante elétrico, botão de partida e freio de mão eletrônico são outros itens de série. Os bancos não contam com ajuste elétrico, pelo menos caberia ao motorista esse mimo.
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