Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Corolla Cross: criticado, escapamento 'marmita' ganha solução extra-oficial
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Quando tivemos o primeiro contato com o Toyota Corolla Cross antes de seu lançamento oficial, nos saltaram aos olhos dois aspectos peculiares que, de cara, sabíamos que fariam algumas pessoas torcerem o nariz: o freio de estacionamento acionado pelo pé e o abafador do escapamento grande e aparente, destoando do belo design do modelo, derivado do carro de passeio mais vendido do mundo.
O primeiro do que podemos chamar de "problema" é considerado por muitos um retrocesso tecnológico. Enquanto a maioria das montadoras, dentro do segmento dos SUVs médios, vem trocando a alavanca do freio de mão pelo discreto botão do freio de estacionamento eletrônico, a Toyota optou pelo retorno do pedal extra no lado esquerdo. Esse parecia ser o que chamaria de "pênalti" mais grave, até porque poderia incomodar os condutores.
Mas não, o que ouvimos da Toyota durante o lançamento e depois nas concessionárias pelos fiéis clientes da marca é que aquilo não incomodava nem faria ninguém deixar de trocar o Corolla sedã ou outro carro qualquer pelo Corolla Cross, o único SUV nacional com opção de motor híbrido flex.
Já em relação ao bojo, silenciador, abafador, marmita, panela de pressão, seja lá qual o nome daquela nada discreta parte do escapamento que está mais para baixo do que o normal, na linha do para-choque, as reclamações nas redes sociais e fóruns não cessaram com o tempo.
O design é um fator levado muito em consideração pelos brasileiros, principalmente nessa faixa de preço, e o Corolla Cross tem sim um desenho bem equilibrado e até envolvente. Mas a tal da peça tira o brilho do SUV quando visto por trás.
Diante de tantas mensagens de "caronas", que são os nossos seguidores, perguntando como poderia resolver esse problema, fomos atrás, pesquisamos e encontramos um técnico em mecânica que desenvolveu um novo tipo de suspensório, um redesenhado suporte de aço para dar uma leve erguida no abafador.
A elevação é pouca, mas suficiente para que o bojo deixe de aparecer na totalidade e fique mais próximo da realidade de concorrentes. do Corolla Cross. Uma medida simples, mas que tornou aceitável a aparição da peça na traseira do SUV médio.
O que diz a Toyota sobre escapamento
Precisamos deixar claro que esses dois aspectos não impediram o Corolla Cross de se tornar um sucesso de vendas. Em poucos meses de mercado, já aparece entre os líderes do concorrido segmento e tem uma fila de espera, para algumas versões, a perder de vista.
Acredito que a solução encontrada, que encurta o suporte original do abafador, não deverá demorar para chegar às concessionárias e até mesmo na linha de montagem da Toyota.
A montadora, por meio da assessoria de imprensa, informa que sempre observa e ouve as manifestações dos consumidores e, caso identifique que seja mesmo necessário reposicionar o escapamento, isso será feito.
(Com colaboração de Bruno Vasconcelos)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.