Topo

Jorge Moraes

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Salão de Los Angeles 'vira a chave' e lança novidades; veja os destaques

Colunista do UOL

18/11/2021 21h54

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Depois de praticamente quase dois anos de incertezas no setor automotivo mundial, falta de componentes e crise dos chips, o universo automotivo começa a dar sinais de retorno. Claro que para uma nova "normalidade".

E essa retomada aqui nos Estados Unidos começa em Los Angeles, no Convention Center, meio dividido pela ausência de players internacionais, como boa parte dos alemães - com exceção da Porsche, que tem sala exclusiva na mostra e exibe o GT4 RS e o Taycan GTS como atrações.

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

A BMW promoveu uma clínica para apresentar dois novos produtos globais (vamos mostrar em breve) e a Volkswagen, com um estande externo, movimenta o drive no ID.4, bem comentado na cidade. Audi e Mercedes não deram sinais de presença.

O L.A Auto Show, como previsto, destaca o time dos elétricos, mas reafirma que os modelos a combustão nem tão cedo vão desaparecer do planeta. O evento não ocorreu no ano passado devido à pandemia do coronavírus e está bem seletivo em termos de cobertura jornalística.

O público poderá, a partir desta sexta, cumprindo os protocolos da exibição da carteira de vacinação, conhecer as máquinas, sonhos de consumo ou não e, quem sabe, planejar o amanhã.

Porsche Cayman, Taycan e Panamera

Porsche 718 Cayman GT4 RS - Jorge Moraes/UOL - Jorge Moraes/UOL
Imagem: Jorge Moraes/UOL

A Porsche levou cinco novidades nos EUA. Com motores a propulsão, híbridos e elétricos, a marca alemã exibe o novo 718 Cayman GT4 RS - principal destaque -, além dos 718 Cayman GT4 RS Clubsport, Taycan GTS, Taycan GTS Sport Turismo e Panamera Platinum Edition.

Ford Maverick

Ford Maverick, picape que a marca norte-americana está trazendo ao Brasil - Jorge Moraes/UOL - Jorge Moraes/UOL
Imagem: Jorge Moraes/UOL

A Ford aposta na sua mais nova picape, a Maverick. A novidade tem como destaque principal o seu motor 2.0 EcoBoost com tração integral AWD e transmissão automática de oito velocidades.

O modelo chega no mercado brasileiro no primeiro trimestre do próximo ano e será lançado na versão Lariat FX4, com uma pegada mais off-road e equipamentos exclusivos para os fãs de aventuras que ainda assim precisam enfrentar o trânsito dos centros urbanos.

A montadora também coloca em cena a F-150 100% elétrica. A picape Lightning acredito que seja o elétrico mais relevante da exposição.

Toyota BZ4X

Toyota BZ4X - Jorge Moraes/UOL - Jorge Moraes/UOL
Imagem: Jorge Moraes/UOL

A Toyota levou para os EUA o novo BZ4X, protótipo de seu modelo eletrificado com a tecnologia BEV que está pronto. Com uma nova pegada focada na neutralidade de carbono, a japonesa está investindo nos modelos com motorização verde.

Apresentado pela primeira vez no começo de 2021 ainda como protótipo na China, o BZ4X começa a chegar nos Estados Unidos ainda este mês, na Europa em dezembro e até maio de 2022 nos demais países como Japão e China.

Nissan Ariya

Nissan Ariya - Jorge Moraes/UOL - Jorge Moraes/UOL
Imagem: Jorge Moraes/UOL

Com vendas já iniciadas nos Estados Unidos e com expectativa de chegar ao mercado brasileiro, o Nissan Ariya aparece no evento da Califórnia.

O SUV elétrico possui quatro versões de acabamento com um único motor localizado na dianteira. Com 217 cavalos de potência e 30,5 kgfm de torque, a bateria possui 87 kWh e todo o conjunto alcança uma autonomia de até 482 km.

Land Rover Range Rover

Land Rover Range Rover - Jorge Moraes/UOL - Jorge Moraes/UOL
Imagem: Jorge Moraes/UOL

Depois do lançamento oficial, a nova geração do Range Rover faz sua primeira aparição durante o Salão do Automóvel de Los Angeles.

O SUV recebeu uma atualização em referência aos seus 50 anos e por isso a montadora não economizou nos itens luxuosos, além de modernidade e novas motorizações.

A princípio, o modelo chegará na versão especial First Edition, baseada na edição Autobiography com pintura SV Bespoke e acabamento Sunset Gold Satin, e uma autonomia de 100 km sem gasolina, como esse modelo do salão.

Kia Sportage e EV6

Kia Sportage híbrido - Jorge Moraes/UOL - Jorge Moraes/UOL
Imagem: Jorge Moraes/UOL

Depois da versão a combustão, a Kia levou para Los Angeles o novo Sportage híbrido. O modelo, com novo design, foi confirmado para o mercado nacional na metade do próximo ano e possui uma autonomia de causar inveja na faixa dos 805 quilômetros na mistura das forças.

A opção a combustão no híbrido é um 1.6 turbo de quatro cilindros, associado a um propulsor elétrico de 44 kW abastecido por um conjunto de baterias de 1.5 kWh. Juntando os dois motores, a potência sobe fica em 226 cavalos. Segundo a montadora, o consumo do veículo é de 16,5 km/litro.

A Kia também exibe um ganhador do Guinness World Records: o EV6 que é responsável por conseguir a façanha por percorrer 2.821 milhas (mais de 4,5 mil km) com uma única carga feita em 6 horas, 3 minutos e 39 segundos.

O elétrico chega às concessionárias norte-americanas no começo do próximo ano e é o primeiro a ser lançado através da estratégias Kia's Plan S, que coloca a eletrificação como principal investimento da marca para o futuro.

Chevrolet Corvette Z06

Novo Chevrolet Corvette Z06 - Jorge Moraes/UOL - Jorge Moraes/UOL
Imagem: Jorge Moraes/UOL

No estande da Chevrolet, um modelo que rouba a cena é o esportivo Corvette Z06 2023 (isso mesmo). O esportivo ganhou design mais forte com um motor 5.5 V8 aspirado de 680 cv e 623 Nm de torque. Ele estará disponível no mercado norte-americano apenas no próximo ano.

Jeep Grand Cherokee 4xe

Jeep Grand Cherokee 4Xe - Jorge Moraes/UOL - Jorge Moraes/UOL
Imagem: Jorge Moraes/UOL

Disponível nos Estados Unidos e em breve no Brasil, o novo Jeep Grand Cherokee 4xe eletrificado é outra novidade em Los Angeles. A motorização híbrida plug-in conta com 375 cavalos de potência e 637 Nm de torque. Com uma autonomia estimada em 40 km no modo elétrico, o consumo é de até 24,2 km/l com uma autonomia combinada de 708 km.

Subaru Solterra

Primeiro SUV totalmente elétrico da Subaru, o Solterra é um dos modelos que que está programado para chegar ao mercado global apenas no próximo ano, a novidade mira, principalmente, no ID.4 da Volkswagen. O projeto foi desenvolvido em conjunto com o Toyota bZ4X.

EdisonFuture EF1-T

A empresa EdisonFuture levou o futuro elétrico para Los Angeles. Um dos destaques é a picape conceito EF1-T que possui uma recarga através de painéis solares.

A fabricante diz que o veículo foi pensado para trabalho, viagens, família ou uso pessoal em diversas condições de estrada e ambiente, desde o uso urbano até no off-road. Para obter mais captação solar, um painel integrado como um grande spoiler pode ser puxado por cima da caçamba.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.