Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Volvo investe R$ 10 mi em novos carregadores e declara fim do XC40 híbrido
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
A Volvo, vice-líder do mercado premium no Brasil, marca uma nova etapa no mercado brasileiro, anunciada hoje. A empresa reforça o planejamento em infraestrutura e carregadores e comunica que deixará de vender o XC40 híbrido no país - o carro, responsável por 40% das vendas da marca, será elétrico.
Rafael Ugo, diretor de marketing Latin América para Volvo Cars, destacou que a transformação da Volvo é sustentável, mas também deve ser prazerosa. As pessoas andam com um carro a combustão e passarão a dirigir um elétrico, mudando a cultura para abastecer o veículo em casa. Qual o novo cheiro da indústria o que substitui o da gasolina? O cheiro do elétrico, disse o executivo.
Onde vou carregar meu carro? Um pilar adotado pela Volvo, que já anunciou mil postos de carregamento, mas que ainda não são suficientes. Só o começo? Infraestrutura é palavra chave e, na primeira mensagem do dia, o importador falou do programa de rodovias eletrificadas.
Serão 13 novos carregadores rápidos e 3.250 Km na fase 1 - e virão mais quatro etapas. No início ligará São Paulo à Baixada Santista, litoral norte, várias cidades e capitais como Belo Horizonte e Curitiba.
As estações são de 150 kw de potência, com dois plugs tipo 2, o que permite carga de 80% em 35 minutos. Esse investimento é de R$ 10 milhões na primeira fase. Serão postos de fácil acesso em redes de restaurantes, postos físicos, lugares estratégicos que permitam mobilidade, reforçou Ugo. O fornecedor dos equipamentos será revelado nos próximos dias, nesse momento de largada que termina em abril.
No segundo comunicado da manhã, a parceria com mais 52 carregadores de 11 kw espalhados em mais de três mil quilômetros em rodovias. Fase que termina em fevereiro de 2022 e atende a comunidade de carros elétricos de todas as marcas.
XC40, só elétrico
João Oliveira, diretor geral da Volvo Cars, tratou de destacar a evolução que começou em 2017 com o XC90 híbrido. "O cliente não conhecia de eletrificação e isso demorou uns seis meses até o consumidor entender e procurar o novo."
A marca, na ocasião, passou a sentir dificuldade de vender os carros a combustão. Em 2020, chegou com uma versão eletrificada de cada modelo no país e, esse ano, são 100% eletrificados, com o marco de relargada lançado pelo XC40 com autonomia de pouco mais de 400 quilômetros no WLTP.
Com o final do estoque dos modelos híbridos para o XC40, o executivo comunicou que deixará de vender o SUV nessa configuração e partiu também para alfinetar o anúncio da Audi, que voltará a fazer o Q3 na planta do Paraná. "As pessoas vão decidir se preferem comprar o futuro ou optar pelo passado".
Em fevereiro será a vez do lançamento do coupé C40, 100% elétrico, com previsão das primeiras entregas para março.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.