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Jorge Moraes

REPORTAGEM

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Chinesa BYD vai lançar no Brasil sedã e SUV com média de consumo de 26 km/l

Sedã híbrido Qin Plus traz motor 1.5 híbrido capaz de consumo médio de 26 km/l, boa notícia com gasolina inflacionada - Divulgação
Sedã híbrido Qin Plus traz motor 1.5 híbrido capaz de consumo médio de 26 km/l, boa notícia com gasolina inflacionada Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

15/03/2022 04h00

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Além dos elétricos Tam e Ran, SUV e sedã elétricos com lançamento marcado para 21 de abril, a chinesa BYD vai trazer novos modelos híbridos para o Brasil. A gigante está se expandindo para os mercados globalizados e aqui vai cumprir um plano inicial nas capitais. A promessa de fábrica poderá se tornar realidade em 2024.

Dentre os planos da BYD para nosso País está a fabricação nacional de veículos inéditos. Além disso, um dos pilares da estratégia da fabricante está na aposta dos híbridos, com uma proposta mais alinhada à realidade do mercado brasileiro.

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Considerados a ponte para o carro 100% elétrico, os híbridos possuem a expectativa de ser responsáveis pelo maior número de vendas. Para o Brasil, UOL Carros confirma a importação do Qin Plus e do Song Plus - sedã e SUV médios, respectivamente.

O utilitário já conhecido por alguns candidatos a revenda da BYD e entra na mira do Compass, por exemplo. Tanto o SUV quanto o sedã chegarão em breve com aposta no design global da marca e em uma pegada mais esportiva. A garantia é de que sejam apresentados no novo Salão do Automóvel de São Paulo, realizado entre 6 e 14 de agosto no Autódromo de Interlagos.

BYD Qin Plus tem estilo de cupê sem abrir mão do conforto de um sedã médio de 4 portas - Divulgação - Divulgação
BYD Qin Plus tem estilo de cupê sem abrir mão do conforto de um sedã médio de 4 portas
Imagem: Divulgação

Adicionalmente a isso, existem ainda os veículos de frota como o terceiro pilar da BYD, além dos elétricos e híbridos. Já vendido aqui está o T3, que foi o furgão elétrico mais emplacado da marca no ano passado. No portfólio,há também um monovolume elétrico.

Todos os modelos citados estarão disponíveis dentro das concessionárias BYD que, no decorrer do próximo semestre, serão ampliadas no País. Até o momento, 13 capitais e duas cidades do interior de São Paulo já possuem o planejamento concreto de receber as lojas da marca até o final deste mês.

Na chamada "fase 2", outras cidades irão receber representantes da marca chinesa. A ideia é ter grupos fortes regionalmente para proporcionar uma capitalaridade estadual significativa.

Como são os carros

SUV médio Song Plus chega ao Brasil de olho em clientes do campeão de vendas Jeep Compass - Divulgação - Divulgação
SUV médio Song Plus chega ao Brasil de olho em clientes do campeão de vendas Jeep Compass
Imagem: Divulgação

A BYD estreou a nova tecnologia híbrida e um novo motor de 1.5 litro batizado de Xiao yun. O forte do conjunto mecânico está no baixo consumo, com média de 26 km/l. Em tempos de combustível nas alturas, podemos esperar aceleração de zero a 100 km/h em pouco mais de 4 segundos no Qin Plus - sedã que tem porte de Arrizo 6 Pro. Lembro que o mesmo propulsor servirá ao novo SUV médio.

O SUV Song, de 4,7 metros, tem um design que a BYD chama de "dragão de oito faces". Traz grande grade frontal e acabamento mais requintado por dentro. Pelo porte do Tam, já posso esperar uma zona de capricho e arquitetura. Os modelos virão de série com seis airbags, banco do motorista com ajuste elétrico e central multimídia com imagem panorâmica de 360 graus.

SUV médio híbrido da BYD prova que marca não vai comercializar só carro elétrico no Brasil - Divulgação - Divulgação
SUV médio híbrido da BYD prova que marca não vai comercializar só carro elétrico no Brasil
Imagem: Divulgação

A autonomia vai girar em torno de 50 km a 110 km no modo elétrico, enquanto a potência combinada gira entre 180 cv e 190 cv, segundo dados preliminares. Somente a gasolina, o 1.5 tem 110 cv. Já a recarga das baterias acontece em aproximadamente 30 minutos com um carregador rápido.

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