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Jorge Moraes

REPORTAGEM

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'Buggy do futuro' é anunciado com tração 4x4 e preço de Kwid topo de linha

Projeção mostra como será o buggy pernambucano, que deverá chegar ao mercado com motor flex dentro de pouco mais de 18 meses - Divulgação
Projeção mostra como será o buggy pernambucano, que deverá chegar ao mercado com motor flex dentro de pouco mais de 18 meses Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

26/03/2022 04h00

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O Grupo NBR (Novo Brasil) anunciou o lançamento da pedra fundamental de uma nova montadora de automóveis com plataforma modular, a primeira que vai contemplar carros compactos e buggies em série no Brasil. A planta será construída em Araripina, no Sertão pernambucano.

O espaço possui uma área de 29 hectares e contará com 30 mil m² de área construída. As obras estão previstas para começarem ainda este semestre e devem se estender durante 18 meses, quando os primeiros veiculos vão sair da linha de produção. Dentre as facilidades do local está a instalação de uma usina solar fotovoltaica e de uma pista de testes, totalizando R$ 260 milhões em investimentos iniciais.

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De acordo com a empresa, serão gerados 240 empregos diretos na fase de construção. Já na operação, a perspectiva é de 450 empregados diretos e, estima-se, mais de 3.000 indiretos.

Em Araripina, a promessa é de montar, inicialmente, dois modelos bases em única plataforma. O primeiro carro a ser lançado pela fabricante será compacto fechado para até cinco pessoas com porta-malas. A estrutura permitirá que ele seja convertido em um buggy aberto, diz Marco Riso, diretor de engenharia e qualidade do Grupo NBR.

Estilo retrô e tração 4x4

Buggy do futuro Grupo NBR Novo Brasil - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Nas projeções que você confere nesta reportagem, o futuro veículo terá design contemporâneo e toques retrô, com pontos chapados e arredondados na respectiva carroceria.

A parte mecânica contará com as opções de motor 1.0, 1.0 turbo e 1.5, sempre flex e com tração 4x2 ou 4x4. Estarão disponíveis, ainda, sistema de suspensão independente nas quatro rodas, direção hidráulica e iluminação em LED.

"No primeiro momento, o motor será bicombustível e contará com a possibilidade de conversão para GNV de fábrica. O propulsor terá foco na maior durabilidade", informa Evandro Lira, presidente da NBR.

Além do design diferenciado, os carros também serão competitivos pelo preço. O valor de partida é estimado em R$ 66 mil no dinheiro de hoje,o que corresponde aproximadamente ao valor cobrado pela versão mais completa do Renault Kwid - um dos carros mais baratos do Brasil.

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