Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Na surdina, Volvo eleva potência e autonomia dos seus híbridos no Brasil
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
A linha 2022 dos SUVs híbridos da Volvo está chegando às lojas com novidades. Os modelos XC60 T8 Recharge e XC90 T8 Recharge, ambos híbridos plug-in, apresentam, em suas fichas técnicas oficiais, um ganho significativo na potência do motor elétrico e na autonomia no modo 100% elétrico. Não há informação sobre alteração nos preços.
Segundo os dados oficiais, a Volvo aumentou a capacidade das baterias, fazendo com que a força do motor elétrico passasse de 87 cv para 145 cv. Somando esse novo valor aos 317 cv do propulsor a combustão, a potência combinada dos SUVs de luxo passa de 407 cv para 462 cv. O torque também subiu de 65,3 kgfm para 72,3 kgfm.
- O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.
Para o XC60 T8 Recharge, o aumento na força do motor elétrico resultou em um bom avanço no desempenho do SUV médio/grande. Na configuração anterior de 404 cv, o zero a 100 km/h do modelo era de 5,3 segundos e agora passou para 4,8 segundos, sempre de acordo com dados oficiais da marca.
Para o grandão de sete lugares XC90 T8 Recharge, a vitaminada garante uma aceleração até os 100 km/h em apenas 5,3 segundos, ante os 5,6 s da configuração de 2021. A velocidade máxima dos SUVs, que é limitada eletronicamente, não foi alterada e segue em 180 km/h.
Mais autonomia no modo elétrico
Além de mais rápidos e fortes, os híbridos da Volvo estão com maior autonomia no modo 100% elétrico na linha 2022. Lembrando que os dois modelos híbridos usam a tecnologia plug-in, cujas baterias são recarregadas na tomada, somada ao motor 2.0 turbo a gasolina.
A autonomia do XC60 T8 Recharge na linha 2021 era de até 45 km no modo elétrico. O ganho foi significativo na linha 2022, passando para um alcance de até 78 km. Para o XC90 T8 Recharge, a autonomia sem gastar uma gota de gasolina passou de 44 km para 71 km.
Vale lembrar que esse alcance oficial dificilmente é factível no dia a dia, principalmente devido ao modo de condução e do uso do ar-condicionado, por exemplo. Na linha 2021, o que se conseguia de fato era algo um pouco acima de 30 km no modo 100% elétrico.
Estimamos, portanto, que a nova autonomia real poderá ficar na casa dos 60 km, o que é um número bom para o uso urbano. Garantindo, dessa forma, que o condutor consiga usar o SUV de luxo sem gasolina por um bom tempo, deixando o motor a combustão apenas para viagens ou para os dias em que não deu tempo para recarregar a bateria.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
* Com colaboração de Bruno Vasconcelos
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.