Topo

Jorge Moraes

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Volks prepara Polo com motor de up! para setembro e suspende T-Cross Sense

Divulgação
Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

10/05/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Para levar um Volkswagen Polo com motor turbo você precisa desembolsar nada menos do que R$ 108.290. Esse é o valor da versão mais "barata" com motorização TSI, que neste caso, é o Polo Comfortline 200 TSI. No lançamento da nova geração do hatch, em setembro de 2017, como linha 2018, custava R$ 65.190 sem os opcionais.

Claro que a versão hoje em dia é muito mais equipada, uma vez que tudo que era opcional virou de série e novas tecnologias de conectividade e segurança foram agregadas. Para voltar a oferecer um Polo turbo abaixo da casa dos R$ 99 mil, a Volks fará o lançamento do novo Polo 170 TSI. Trata-se da primeira atualização do hatch, que poderá ficar parecido com a versão europeia no visual da dianteira, mas com a mecânica do finado up!, ou seja, com motor. 1.0 turbo flex de 105 cv de potência e 17 kgfm de torque. Ou quem sabe um pouquinho mais.

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

Além de ser uma versão com preço mais em conta, o Polo 170 TSI terá como opção ao câmbio automático uma caixa manual de 5 marchas, mesmo conjunto do subcompacto que foi aposentado no ano passado. Quem curtia aquela pegada esportiva de transmissão de engates curtos poderá agora reviver com o Polo.

A nova versão TSI de entrada também não terá o mesmo pacote de equipamentos e tecnologia das versões Comfortline e Highline. Não espere por Park Assit ou painel digital: se a ideia é baixar o preço, o novo Polo 170 TSI não poderá ser generoso no pacote de entrega. Entenda também o momento de falta dos semicondutores.

Polo Track

E também não caberá ao novo Polo 170 TSI ocupar o lugar do Gol, que será aposentado após longa e vitoriosa vida (42 anos de mercado) no final deste ano.

Para essa porta de entrada, a Volks prepara a chegada do Polo Track em 2023, que será um crossover (hatch/SUV) que terá motor 1.0 aspirado, câmbio manual, visual aventureiro e suspensão elevada. Com isso, a montadora espera agradar também os clientes do já aposentado Fox.

T-Cross Sense já era?

A conta não fecha. A Volkswagen vai levar um aperto da rede autorizada na próxima semana para manter a fabricação do modelo mais em conta do SUV compacto. O mais barato.

O T-Cross Sense nas lojas é vendido com o pacote ouro: multimídia, sensor de estacionamento com câmera de ré, rodas 16 em liga leve e bancos em couro. Acessórios que juntam custam uma média de R$ 13 mil.

Ele chega de fábrica até mesmo sem a tampa interna da mala e a sua cobertura. O preço do carro pelado é de R$ 110.690, mas começou por R$ 92,9 mil e ainda assim não se sustenta.

Esse carro tinha como finalidade atender o público PCD, mas foi bloqueado e passou para o varejo. O T-Cross Sense tem é o 200 TSi automático de motor 1.0 com 128 cv.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.