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HB20S: 'cereja do bolo' chega em setembro com novo design e pegada premium
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A Hyundai guardou a cereja do bolo para o mês de aniversário da marca no país, em setembro. O sedã HB20S, apresentado junto ao 'irmão' hatch, vai entrar em cena, ligeiramente mais robusto, comparado ao modelo que sai de linha e abandona de vez o visual polêmico de frente nada sedutora.
O HB completa 10 anos de história e agora sim: vai chamar a atenção de cara pelo novo design e uma pegada mais premium. A dianteira de nova grade frontal, faróis com DRL de série, para-choque que agora abriga as luzes de seta, para-lamas e capô que imprimem a assinatura da mudança do design. Acabou o que você chamava no passado de estranho, feio, diferente.
E o que mudou? Na lateral, o destaque fica por conta das novas rodas de liga leve de 16" exclusivas do S com acabamento diamantado para o topo da gama, exibido no palco de um hotel de Campinas.
A traseira recebeu lanternas integradas que cruzam o carro de lado a lado, com a diferença para o LED aceso de ponta a ponta. O para-choque ganhou elementos em preto fosco, lanternas em LED, luzes de seta e de ré posicionadas nos para-choques e tampa do porta-malas maior.
A cabine, na versão Platinum Plus, mostra os bancos com uma mistura de couro e tecido claro com outros elementos revestidos em couro. Eu gosto e ainda destaco o que ele entrega como produto de tecnologia. O porta-malas tem abertura por aproximação (você com a chave no bolso).
A Hyundai apostou em segurança com as seis bolsas infláveis mais todo o pacote sensorial do veículo. O ADAs foi aperfeiçoado. Ou melhor traduzindo: o Advanced Driver Assistance Systems ou, "Sistema de Assistência ao Condutor" evoluiu ao ponto de detectar e parar o carro na marcha ré em caso de cruzamento de obstáculos (nunca mais colida de ré), sensor de permanência de faixa, de ponto cego e frenagem de emergência testado a 50 Km/h a parada acontece na hora.
Outras mudanças estão associadas a conexão Bluelink, reconhecimento de voz e possibilidade de conectar o Android Auto e Car Play sem fio. O novo cluster, disponível a partir da versão Platinum, painel de instrumentos totalmente digital, colorido, interativo e personalizável, que disponibiliza três opções de cor de fundo para escolha do motorista, que ajusta o volante em altura e profundidade. No turbo, gostei do paddle shifters (troque de marcha sem tirar as mãos da direção).
Com o recurso de partida remota, as configurações Platinum e Platinum Plus podem ter motor e climatizador ligados à distância. O sistema Stop & Go (ISG) está lá e continua chato, mas você pode desligar na tecla que fica no painel do lado esquerdo.
Também está disponível a opção de carregamento por indução (sem fio) da bateria do celular no console central, logo abaixo dos comandos do ar-condicionado. E carregou sem desconectar com o movimento o iPhone 13 Pro.
Assim como no hatch, o novo HB20 S ainda dispõe de assistente de saída segura (SEW), sistema de alerta e frenagem autônomos (FCA), alerta de presença nos bancos traseiros (ROA), detector de fadiga (DAW), o farol alto adaptativo (HBA) e o monitoramento de pressão dos pneus (TPMS).
Novidades na mecânica?
Não vi isso. O HB manteve a receita e vai oferecer o motor três cilindros aspirado com 80 cavalos de potência, um litro e 10,2 quilos de toque a 4,5 mil rpm. A caixa manual com cinco marchas a frente e uma a ré equipa os modelos Sense e Comfort na rodagem aro 14 e 15 polegadas. No freio vejo discos na dianteira e tambor (sem noção, coisa antiga) na traseira. O tanque tem volume de 50 litros e o porta-malas de 300l. No teto, antena tipo shark.
O 1.0 turbo GDI gera 120 cv com 17,5 quilos, divertido, rápido, já coloca o carro para gerar aos 1.500 rpm. Assim como no carro de 2021 por essa razão comparo. Mecânica que oferta opção de câmbio manual ou automático, ambos de seis marchas. A máxima desse carro deve se aproximar dos números do hatch é de 190 km/h contra os 160 km/h do três cilindros aspirado.
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