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Silverado elétrica será vendida no Brasil, mas GM guarda segredo da data
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O primeiro contato visual foi durante o NY Auto Show, em abril, quando a picape 100% elétrica deu sinais de existência para o mundo dos trucks. Uma gigante desenvolvida sobre a plataforma Ultium da GM, que usa a mesma estrutura do Hummer EV estava ali, pronta, estática.
A nova Chevrolet Silverado elétrica, com mais de 200 mil pedidos só nos EUA, estará disponível inicialmente em duas configurações, a RST First Edition e a WT, voltada para frotistas. Mas isso somente a partir do ano que vem na Terra do Tio Sam. No Brasil, estimo entre 2025 e 2026.
Em Milford, campo de provas da GM nos arredores de Detroit, Nos Estados Unidos, a montadora apresentou o protótipo finalizado na sua versão mais completa, ousada, RST. De design, na minha opinião impecável, a full size terá tração nas quatro rodas; suspensão a ar, automática adaptativa; rodas entre aro 22 ou 24 polegadas; sistema Multi-Flex Midgate que expande a área de carga ao permitir conectar a caçamba com a cabine; você baixa os bancos e está tudo certo e mais uma vez, um visual longe dos cromados e rico no acabamento que destaca os vincos e o LED.
Naturalmente por dentro, uma cabine luxuosa com espaço sobrando para cinco adultos (reforçados) com multimídia de 17 polegadas, painel digital configurável com tela de 11 e uma nova tela auxiliar para o motorista tipo head-up display com mais de 14 polegadas.
Quando rodar
Preparada para as ruas, quando for rodar, outro ponto de relevância, além da autonomia de 640 quilômetros, será guardar as mãos e usar o Super Cruise. A tecnologia de assistência de direção autônoma permitirá que os motoristas viajem nesta condição por mais de 320.000 km de estradas compatíveis (mapeadas) nos EUA e Canadá.
Por enquanto nada aqui para o Brasil. Faltam mapeamento, investimento para isso e as "normas" de uso por parte das autoridades. O Bolt EUV, segundo elétrico da Chevrolet no país, que chegará no começo de 2023, não terá o recurso habilitado.
Já a configuração WT (Work Truck) oferecerá capacidade para atender às necessidades de empresas que focam em sustentabilidade também em suas operações logísticas. Modelo, que ao contrário do RST com 670 cv e torque de 100 kgfm, com 0 a 100 Km/h em 4,5 segundos, oferecerá quase 520 cv de potência e 60 kgfm de torque, além de mais de capacidade de reboque superior a 3.600 kg e 544 kg de carga.
Tanto as versões RST quanto WT são compatíveis com sistemas de carregamento rápido de até 350 kW, permitindo uma nova autonomia de 160 km em 10 minutos, de acordo com estimativas da GM.
A Silverado EV conta ainda com um sistema que permite usar a energia de suas baterias para alimentar até 10 equipamentos eletrônicos ou até mesmo para fornecer energia para uma residência ou carregar outro veículo EV.
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