Topo

Jorge Moraes

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Novo Sentra chega ao Brasil em 2023 para desafiar Corolla e Civic importado

Nissan Sentra - Jorge Moraes/UOL
Nissan Sentra Imagem: Jorge Moraes/UOL

Colunista do UOL

23/08/2022 12h39

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O novo Sentra vai entrar certo no vácuo do Honda Civic e provocar o Toyota Corolla. Estiloso por fora, o sedã, que será importado do México, está exposto no Innovation Week, seminário de novas tecnologias da montadora japonesa aqui em São Paulo.

O lançamento deve acontecer entre o fim de janeiro e começo de fevereiro, perto do final do ano fiscal da Nissan no Brasil. Mesma regra de apresentação utilizada para a picape Frontier e o SUV Kicks.

Por dentro, já conheci o carro: a ergonomia foi fortalecida pela boa postura do condutor ao volante, o sedã explora o conforto. O som Bose, o novo display central, a câmera de ré 360 graus estão no portfólio. Por enquanto, a ideia de preço ficará associada ao que oferta a Toyota com o Corolla Altis.

O motor 2.0 aspirado de injeção direta rende 151 cv e 20 quilos de torque com caixa CVT. O conjunto foi o escolhido para o Sentra que é feito na plataforma modular CMF-C/D e mede 4,64 metros de comprimento, 1,81 m de largura, 1,45 m de altura e conta com 2,71 m de entre-eixos.

Visualmente, o estilo tiozão da versão anterior não deixou rastro para o atual Sentra. Apesar da mudança de estilo não remeter ao passado, o carro mantém o equilibro na arquitetura entre o moderno e o clássico arrojado.

Nissan Leaf - Jorge Moraes/UOL - Jorge Moraes/UOL
Imagem: Jorge Moraes/UOL

Novo Leaf

No Innovation Week, a Nissan ainda apresenta o Leaf 2023. O 100% elétrico, com leves mudanças, mostrou uma rodagem mais estilosa e um frontal redesenhado.

Internamente, o retrovisor analógico deu lugar a tela projetora de imagens. O carro não mudou em termos de autonomia, média anunciada de 380 km.

Tecnologia e-power

Finalmente saiu do papel, mas a Nissan não falou nada sobre o carro que utilizará a mecânica. Suponho que, pela importância, o Kicks deverá ser contemplado com a opção eletrificada. A tração do carro é 100% elétrica só para destacar a diferença do híbrido que usa a mistura com o motor a combustão.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Siga o UOL Carros no