Topo

Jorge Moraes

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Por que Fiat Strada deixa rivais 'comendo poeira' em vendas há 2 anos

Siga o UOL Carros no

Colunista do UOL

04/09/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Fiat Strada é o veículo mais vendido no Brasil, e agosto não foi diferente para a picape. Em um único mês a picape emplacou 14.147 unidades. Sem concorrentes diretos, a vantagem é do utilitário da marca italiana que segue ganhando mercado e é líder de vendas no ano, com 76.099 unidades emplacadas. Nem mesmo o Hyundai HB20 chega próximo. O hatch emplacou 61.909 unidades no ano até aqui.

No ano de 2021, a Fiat Strada foi o veículo mais vendido no ano e ultrapassou a marca de 100 mil unidades vendidas - 109.107 emplacamentos.

O sucesso da picape se explica tanto pela falta de concorrentes diretos quanto pelo conjunto mecânico bem acertado. Na versão de entrada Endurance 1.4, ela parte de R$ 95.290. Já na versão topo de linha Ranch, custa R$ 125.990.

Na mais barata, a motorização é 1.4 flex de 85 cv e 12,4 kgfm de torque, enquanto que a topo de linha é equipada com 1.3 AT de 107 cv e 13,2 kgfm de torque.

A versão mais vendida é justamente a de entrada Endurance, que até o mês de julho representava 46% de market share. As demais versões ficam assim: Freedom CP (16%); Freedom CD (15%); Volcano CD (13%); Volcano AT (4%) e Ranch AT (6%).

Embora não sejam concorrentes diretos, a Fiat Strada tem vantagens sobre a Volkswagen Saveiro. Entrega, de série, controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, luzes de condução diurna, ajuste de altura do volante. Recursos de carro de passeio. Seriam apelos de convencimento para o público?

No consumo, a picape também fica à frente da Saveiro. Abastecidas com gasolina, no ciclo urbano, são 11,9 km/l da Strada contra 11,7 km/l da rival da VW. Na rodovia a Fiat também leva vantagem: 13,3 km/l contra 12,8 km/l.

O tanque de combustível da Strada tem 55 l de capacidade, o que se reflete em uma autonomia urbana de 655 quilômetros - bons números para quem usa o carro para trabalho. Ou seja, não é preciso encostar a todo tempo do posto de combustível.

O porta-malas da Endurance também é um ponto positivo. São 1.343 l de capacidade. Uma das maiores caçambas do mercado entre as picapes. Ainda tem capacidade para levar 720 kg de carga útil. É uma caminhonete versátil e preparada tanto para o uso no trabalho como no uso urbano.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

* colaborou Rodrigo Barros.