Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Baby Ram: picape vem maior do que Strada e com pegada de Ford Maverick
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Dona do topo do ranking do segmento de utilitários com as picapes da Fiat, Strada e Toro, a Stellantis prepara mais uma munição para o segmento, desta vez com a Ram. A marca norte-americana domina o segmento das picapes grandes no Brasil com os modelos 1500, 2500 e 3500 e, em breve, vai invadir um território novo com o lançamento de uma picape médio-compacta, que estamos chamando de "Baby Ram".
Que fique claro: a Stellantis não vai criar dentro de casa uma rival para a líder Toro; a Baby Ram deve chegar nos próximos meses, em 2023, com porte semelhante ao da Toro, mas com pegada de combate da Ford Maverick, com quem deve disputar clientes.
Usará para isso mesma plataforma do Renegade e a opção de motorização turbodiesel para manter a identidade de força da Ram, que não costuma vender utilitários voltados apenas para o uso urbano.
A Baby Ram não é a futura 1200, picape média que será lançada em 2023 para disputar mercado com Hilux, S10 e companhia.
Diferentemente das irmãs maiores, que são importadas, a médio-compacta será produzida no polo industrial da Jeep em Goiana, Pernambuco. Ela ficará no degrau acima da Toro e abaixo da 1200, fazendo com que a Stellantis tenha uma representante em todos os tamanhos de picapes no mercado nacional. Além de surfar na onda de outro padrão e categoria.
A Ram vive seu melhor momento no Brasil, com vendas triplicando nos últimos dois anos. As chegadas de Classic, 1200 e Baby Ram vão engrossar ainda mais as estatísticas da marca, que ampliará sua rede no país.
Ford e Chevrolet terão picapes grandes no Brasil
Esse sucesso da Ram fez as rivais abrirem o olho para o mercado de picapes grandes.
Ford e Chevrolet vão entrar nesse terreno com duas fortes competidoras. A Ford F-150 é a picape mais vendida no mundo e carro mais emplacado nos Estados Unidos nos últimos anos. Sua maior rival na terra do Tio Sam é a Silverado, da Chevrolet, que também está confirmada para o Brasil para 2023.
O ano que vem promete ser um divisor de águas para o segmento das picapes no país.
O segmento aponta para um futuro promissor, a GM, por exemplo, espera um crescimento de 100 mil unidades para as picapes, dividindo a atenção das montadoras e dos consumidores com os SUVs. Não é à toa que as picapes estão se tornando utilitários esportivos com caçamba, com muito conforto, tecnologia e a versatilidade de um utilitário.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.