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Jorge Moraes

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Fiat Fastback 1.0: testamos a versão com melhor custo-benefício do SUV cupê

Colunista do UOL

17/09/2022 04h00

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Se você faz questão do melhor custo-benefício, leia este texto e faça o test-drive do Fastback Impetus 1.0 de 130 cv, que traz 20 kgfm de torque e surge como a melhor opção do novo SUV cupê da Fiat - e, quem sabe, a mais elegante da gama.

São R$ 140 mil do Impetus, contra R$ 150 mil do Fastback Limited, equipado com propulsor 1.3 turbo de 185 cv e 27,5 kgfm..

Com a diferença de R$ 10 mil, você paga parte do IPVA e o seguro e ainda sobra um bom trocado para alguns tanques de combustível.

O propulsor 1.0 turbo de três cilindros que equipa as verões Audace (R$ 130 mil), de entrada, e Impetus, intermediária, surpreendeu-me de novo - já tinha testado esse motor no Pulse, mas eu duvidava que em um carro mais pesado ele seria eficiente. E é.

A escolha do Impetus também vai gerar mais economia durante o uso do SUV, pois o 1.3 turbo tem consumo médio de 8 Km/l. e 10 Km/l na estrada com gasolina.

Já o 1.0, além de proporcionar retomadas saudáveis, gasta bem menos. Pense em 10 Km/l na cidade e 12,5 Km/l na rodovia.

Na ficha técnica, o motor de um litro tem aceleração de zero a 100 km/h em 9,4 segundos No 1.3, o tempo é de 8,1 segundos, também com etanol.

Suspensão bem calibrada

Fiat Fastback Impetus traseira - Jorge Moraes/UOL - Jorge Moraes/UOL
Imagem: Jorge Moraes/UOL

Independentemente da motorização, a suspensão do Fastback merece aplausos.

É independente do tipo McPherson na frente e conta com eixo rígido atrás. Aqui posso fazer uma menção ao bom trabalho do time de desenvolvimento liderado por Márcio Tonani.

O novo SUV cupê é justo e passa em ruas de repletas de buracos sem "ranger os dentes" e transformar o plástico da cabine em peças vibrantes.

Já os bancos são estilosos e confortáveis para o condutor, que ainda conta com um bom ponto H. Nada de esticar o pescoço para ver tudo lá na frente. Outro dado relevante: o Fastback, com seus 4,42 metros de comprimento, tem 19,2 cm de altura livre do solo. O ângulo de entrada é de 20,4° e o de saída, de 24,3°.

A tecnologia a bordo é mesma nas configurações Impetus e Limited, enquanto a versão Audace fica mais para trás nesse quesito.

O Fastback Impetus tem quase tudo do Limited, menos o motor, a assinatura Abarth, as rodas e o acabamento externo de algumas peças, como a "sobrancelha" do capô e algumas peças em preto piano.

Mais barato e elegante

Fiat Fastback Impetus lateral - Jorge Moraes/UOL - Jorge Moraes/UOL
Imagem: Jorge Moraes/UOL

Cá para nós, acho a entrega visual do Fastback Impetus mais elegante.

Por dentro existe semelhança, com um leve refino para o 1.3. A tela central de 10,1 polegadas com Apple CarPlay e Android Auto sem fio, mais o cluster digital, garantem o charme para os dois.

A tecnologia convive com plástico do painel, que está longe de ser soft touch, mas tem bom acabamento no Impetus. Vale falar da falta das luzes de cortesia dos quebra-sóis. O acabamento preto brilhante do console central, que traz freio de estacionamento eletrônico com auto hold, também ficou legal.

As três versões vêm com freios a disco na dianteira e os velhos tambores na traseira. Apesar disso, eles entregam eficiência. Como na configuração Limited, a Impetus também conta com rodas de aro 18 e pneus 215/45.

Na caixa de rodas de grande moldura, a aplicação de unidades de 19 polegadas cairia melhor em todas as versões, mas você perderia em termos de conforto. Vale destacar que é possível adquirir opcionalmente essas rodas maiores.

Impressões ao volante

Fiat Fastback Impetus interior - Jorge Moraes/UOL - Jorge Moraes/UOL
Imagem: Jorge Moraes/UOL

Dirigi-lo é entender que o Fastback vai se posicionar entre os mais vendidos do segmento.

Um dos fatores para isso acontecer é o indiscutível visual de cupê - e olha que eu não concordo quando alguém abre a boca para chamar o lançamento da Fiat de BMW X4 de pobre. É uma comparação absurda.

Conheça, dirija e veja que não é nada disso. O que por dentro você vai encontrar é semelhança com o Pulse, desde a escolha do ar-condicionado de uma zona, único botão para ajuste de temperatura e velocidade do vento. Ah! O carregador de indução refrigerado funciona 100%, ao contrário do que acontece no Jeep Commander linha 2022.

Com o motor 1.0, nada de esperar vibração a bordo. Ele anda bem, pode pisar para sentir. Com os alertas e frenagem de emergência e o leitor de faixas, o controle de velocidade de cruzeiro adaptativo não me fez falta

A maioria dos motoristas vai querer mesmo é trocar de marcha e se divertir com as aletas atrás do volante, bem como entrar firme nas curvas. O Fastback passa segurança.

Nesse quesito, aliás, o SUV conta de série com airbags frontais, laterais, de tórax e cd cabeça para o motorista e os passageiros, em todas as versões. Na Audace, as rodas são de aro 17, só quero ver como ficam.

Só para lembrar

Fiat Fastback porta-malas - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

A capacidade do porta-malas informada pela Fiat é de 600 litros de volume bruto e é a maior da categoria de SUVs compactos.

Com os bancos traseiros rebatidos, o espaço no compartimento de bagagens sobe para 1.087 litros. Quando observamos o padrão VDA (outra unidade de medida de porta-malas), o volume cai para 516 litros. Ainda assim, o Fastback tem o maior porta-malas dentre seus concorrentes.

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