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Jorge Moraes

REPORTAGEM

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VW Virtus 2023 tera visual diferente do Polo, mas também perderá potência

Volkswagen Virtus 2023 vai se "divorciar" do Polo na parte visual, trazendo dianteira exclusiva, como no modelo indiano (foto) - Divulgação
Volkswagen Virtus 2023 vai se 'divorciar' do Polo na parte visual, trazendo dianteira exclusiva, como no modelo indiano (foto) Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

23/09/2022 04h00

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Na apresentação do facelift do Polo 2023, a Volkswagen informou que a renovação do Virtus, versão sedã do hatch compacto, vai ficar para o começo de 2023 no Brasil.

A montadora, que já fez o registro do "novo" veículo no INPI (Instituto Nacional da Propriedade IndustriaI), vai promover um upgrade no produto.

A decisão de separar os "irmãos" de plataforma é estratégica, mas a alma mecânica e base estrutural continuarão sendo compartilhadas. A VW precisa ocupar a lacuna do Jetta nas duas versões iniciais, equipadas com motor 1.4 TSI, que deixaram de ser importadas - hoje, o Jetta é trazido do México apenas na versão GLI, com propulsor 2.0 turbo e preço de R$ 215.230.

A estratégia da montadora alemã é usar elementos do novo Polo, lançado na última terça-feira (19). Painel, tecido nas portas, nova textura no acabamento serão alguns dos elementos presentes no sedã da Volkswagen, que terá pela primeira vez dianteira diferente na comparação com o hatch. Vai puxar para o traço do Jetta.

Sob o capô, o motor 1.0 TSI 170 de 116 cv, que acaba de estrear no Polo, será novidade para o Virtus na linha 2023. Hoje, o sedã conta com os motores turbo flex 200 TSI, de até 128 cv, e 250 TSI, de 150 cv - Esse último equipa exclusivamente a versão GTS, uma espécie de "pé de cobra", porque ninguém vê.

VW Virtus indiano traseira - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

O propulsor TSI 170 tem 12 cv a menos que o motor TSI 200 anteriormente utilizado na gama do hatch. No novo Polo, segundo a Volks, a mudança aconteceu para atender a novas exigências e regulamentações brasileiras de emissão de poluentes e consumo de combustível - além de reposicionar o Polo no andar de baixo, mais em conta, para concorrer com os líderes Hyundai HB20 e Chevrolet Onix.

O motor 170, porém, não é nenhuma novidade da fabricante, pois já equipou o insubstituível Up TSI, que saiu de linha no ano passado. Porém, no compacto a potência era pouco menor: 105 cv.

VW Nivus 2023 indiano dianteira - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

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