Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
VW Virtus 2023 tera visual diferente do Polo, mas também perderá potência
![Volkswagen Virtus 2023 vai se "divorciar" do Polo na parte visual, trazendo dianteira exclusiva, como no modelo indiano (foto) - Divulgação](https://conteudo.imguol.com.br/c/parceiros/1b/2022/06/09/volkswagen-virtus-2023-1654793885694_v2_900x506.jpg)
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Na apresentação do facelift do Polo 2023, a Volkswagen informou que a renovação do Virtus, versão sedã do hatch compacto, vai ficar para o começo de 2023 no Brasil.
A montadora, que já fez o registro do "novo" veículo no INPI (Instituto Nacional da Propriedade IndustriaI), vai promover um upgrade no produto.
A decisão de separar os "irmãos" de plataforma é estratégica, mas a alma mecânica e base estrutural continuarão sendo compartilhadas. A VW precisa ocupar a lacuna do Jetta nas duas versões iniciais, equipadas com motor 1.4 TSI, que deixaram de ser importadas - hoje, o Jetta é trazido do México apenas na versão GLI, com propulsor 2.0 turbo e preço de R$ 215.230.
A estratégia da montadora alemã é usar elementos do novo Polo, lançado na última terça-feira (19). Painel, tecido nas portas, nova textura no acabamento serão alguns dos elementos presentes no sedã da Volkswagen, que terá pela primeira vez dianteira diferente na comparação com o hatch. Vai puxar para o traço do Jetta.
Sob o capô, o motor 1.0 TSI 170 de 116 cv, que acaba de estrear no Polo, será novidade para o Virtus na linha 2023. Hoje, o sedã conta com os motores turbo flex 200 TSI, de até 128 cv, e 250 TSI, de 150 cv - Esse último equipa exclusivamente a versão GTS, uma espécie de "pé de cobra", porque ninguém vê.
O propulsor TSI 170 tem 12 cv a menos que o motor TSI 200 anteriormente utilizado na gama do hatch. No novo Polo, segundo a Volks, a mudança aconteceu para atender a novas exigências e regulamentações brasileiras de emissão de poluentes e consumo de combustível - além de reposicionar o Polo no andar de baixo, mais em conta, para concorrer com os líderes Hyundai HB20 e Chevrolet Onix.
O motor 170, porém, não é nenhuma novidade da fabricante, pois já equipou o insubstituível Up TSI, que saiu de linha no ano passado. Porém, no compacto a potência era pouco menor: 105 cv.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.