Topo

Jorge Moraes

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Tesla inicia recall 'virtual' envolvendo mais de 1 milhão de carros

Reprodução
Imagem: Reprodução

Jorge Moraes*

Colunista do UOL

24/09/2022 12h18

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Tesla está fazendo um recall de quase 1,1 milhão de carros elétricos em razão dos vidros elétricos que estão "beliscando" o ocupante. O recall abrange determinados veículos elétricos 2017-22 Modelo 3, 2020-21 Modelo Y e 2021-22 Modelo S e X.

A convocação é válida para os Estados Unidos e será feita remotamente, pela internet. Segundo a Tesla, ela "não estava ciente de nenhuma reclamação de garantia, relatórios de campo, colisões, lesões ou mortes relacionadas ao defeito".

A fabricante de veículos elétricos da Tesla disse que espera começar a notificar as lojas e centros de serviço da fabricante.

No acumulado deste ano a Tesla emitiu 14 recalls afetando mais de 3,3 milhões de veículos, de acordo com dados da Administração Nacional de Segurança Rodoviária dos Estados Unidos (NHTSA - sigla em inglês).

Série de problemas

Vale lembrar que a Tesla vem se envolvendo em outros problemas. Recentemente um grupo de noruegueses ameaçou fazer greve de fome em razão de problemas nos carros de Elon Musk.

Os "defeitos" apresentados pelo grupo intitulado de Tesla Hunger Strike, vão desde o carro não ligar em climas gelados, como má qualidade de pintura, perda de potência, portas sem fechar, carregadores que não funcionam, entre várias outras queixas.

Um relatório publicado pela NHTSA, a agência federal de segurança viária dos EUA, em junho, mostrou que 273 veículos da Tesla, equipados com software de direção autônoma, se envolveram em acidentes, nos Estados Unidos. Ainda segundo o relatório, ao total, os modelos Tesla foram responsáveis por quase 70% dos 392 acidentes registrados entre julho de 2021 e maio de 2022.

*Colaborou Rodrigo Barros