Topo

Jorge Moraes

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Carro voador fica perto de virar realidade e pode chegar ao Brasil em 2026

Divulgação
Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

15/10/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O futuro está ficando cada vez mais próximo de nós. Aposte na máxima porque pelo ar isso já virou realidade. A empresa chinesa Xpeng realizou o primeiro voo público do seu carro voador. O modelo conhecido como Xpeng X2 fez uma demonstração nos Emirados Árabes Unidos. A ação faz parte da estratégia de lançamento do veículo elétrico chinês.

A Xpeng X2 tem espaço para duas pessoas e tem oito motores com hélices que impulsionam o carro para cima. Há dois modos de condução: automático e manual. O teste durou cerca de 90 minutos pelos céus de Dubai.

O carro voador alcança uma velocidade de 130 km/h e pesa 560 kg sem passageiros a bordo. O veículo pode decolar com até 200 kg de peso extra.

Cerca de 150 pessoas, convidadas, testemunharam o primeiro voo do carro voador da Xpeng. A parte positiva é que como se trata de um carro elétrico, não há emissão de gases poluentes.

Carro voador - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

A ideia é lançar o veículo para trajetos mais curtos. Durante o teste, no entanto, não havia nenhum tripulante a bordo. O gerente geral da XPeng AeroHT, Minguan Qiu, afirmou à Reuters que a empresa está mirando mercados internacionais. "Selecionamos primeiro Dubai porque é a cidade mais inovadora do mundo", afirmou.

No Brasil, a subsidiária da Embraer, Eve Air Mobility, estima que o eVTOL entre em operação no ano de 2026.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.