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BMW Série 3: antecipamos como serão os modelos que serão lançados no Brasil
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Segredo é algo que não se conta. Mas o objetivo é revelar o que vem por aí e fizemos isso a partir da Alemanha, na cidade de Munique, território da BMW. A meta? Mergulhar no mundo da nova família Série 3, que será lançada no Brasil nos próximos dias.
O BMW Série 3 nacional passa a custar R$ 307.950 no modelo GP. A versão 320M sai por R$ 347 mil, enquanto a 330e tem valor de R$ 397.950. As motorizações continuam as mesmas: 2.0 de 184 cv e 2.0 de 292 cv para o 330.
No desconto de venda direta, anote 6% a menos no sedã. A redução é uma média de R$ 20 mil. Em tempo, outra agenda: o novo X1 chegará em março. O elétrico ficará para depois.
Na Alemanha tivemos a chance de dirigir o 340 M Sport, carro alemão levemente modificado que custava R$ 569 mil na linha 2022. É o último da gama dos "normais" antes do impecável M3.
O novo BMW desembarca nas lojas com algumas novidades. Terá motor híbrido leve nessa versão, equipado com a transmissão Steptronic de oito velocidades, borboletas de câmbio no volante e uma alavanca seletora recém-posicionada, muito melhor no reprojetado console central. O carro evoluiu bem e foi fácil perceber na pegada da direção direta, da tração nas quatro e a força do motor seis cilindros do 340 M.
Suavidade no design
Leves mudanças no estilo deixaram o carro mais charmoso, mantendo o clássico sem perder a identidade que agrada ao público aspiracional e também aos futuros donos que já viram o sedã de entrada passar da casa dos R$ 300 mil. E o 340 nem se fala. Gostei da mudança dos para-choques, a mais significativa, que levantou o estilo que estava cansado.
Os faróis redesenhados e a tradicional grade em forma de rim também conferem uma identidade estampada ao design frontal do sedã. Os faróis full-LED padrão são agora mais finos, com contornos claros e luzes diurnas dispostas em forma de L invertido.
O pacote M Sport Pro é uma novidade na lista de opções. Disponível como extensão do pack M Sport, bem como para os modelos BMW Performance da BMW M GmbH, esta receita inclui acabamento M High-gloss Shadowline estendido, luzes M Shadowline e um sistema de freios M Sport com pinças vermelhas.
Na cabine, como personalidade visual, ajuste automático do ar-condicionado de três zonas instalado como padrão no novo BMW Série 3 Sedã. As funções de climatização são operadas por comando de voz ou toque através do display. O carro passa a ser equipado com o BMW Live Cockpit Professional, uma grande tela curvada, alinhada em duas fases, a do cluster e a da mídia central com 12,3" e 14,9" respectivamente.
Não curti esse estilo que tira de cena os relógios tradicionais do painel da BMW. Os bancos, quase vermelhos, agradáveis e esportivos, têm memória para dois condutores, fáceis de ajustar. Espaço da frente é bom, mas atrás fica meio apertado para caronas de 1,80 m.
No motor do 340, um propulsor que rende até 370 cv de potência - isso por aqui na Alemanha. Para o Brasil será uma calibragem semelhante. A tecnologia híbrida leve traz uma resposta particularmente rápida e maior eficiência ao motor a gasolina de seis cilindros em linha. Na Europa, o Série 3 de largada parte de 43.900 euros (equivalente a R$ 220 mil, na conversão direta).
Segurança
O sedã é justo nas curvas e goza da eficiência dos sistemas de inteligência da suspensão adaptativa, tecnologia e modernidade. O ADAS é completo e gera sinais, alertas e segurança para evitar colisão frontal com intervenção de parada, que enxerga a presença de ciclistas e veículos, claro.
O controlador de cruzeiro perde o sentido na autoban, que permite explorar a velocidade máxima do carro bem acima dos 220 Km/h. Rodei dessa forma buscando sempre o torque máximo de 500 Nm no melhor modo de condução, o esportivo. O normal e o econômico estão lá como opção. Usar os recursos do xDrive - tração nas quatro - é um ponto a mais de segurança e conforto.
No display digital, projetado no para-brisa, infos da viagem, velocidade e GPS nativo garantido. Tem ainda indicador de ultrapassagem, aleta de saída de faixa e assistência manual de limite de velocidade.
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