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Great Wall quer ser Tesla brasileira e 1º SUV terá preço de Corolla Cross
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É uma questão de tempo. A GWM (Great Wall Motors) anunciou hoje (23), no lançamento da sua marca no Brasil, que pretende ser a equivalente à Tesla em nosso mercado.
Presente em 60 países e com 19 fábricas pelo mundo, a GWM vendeu 1,280 milhão de veículos no ano passado e se tornou uma das marcas mais valiosas do setor automotivo Em 2023, a empresa de origem chinesa inicia a produção em sua fábrica de Iracemápolis (SP), adquirida da Mercedes-Benz.
Pelo modelo de negócio e seus dois primeiros produtos. Oswaldo Ramos, CCO - líder comercial da GWM - está confiante na formatação do projeto e na espera por um retorno positivo por parte do consumidor.
O primeiro produto será o SUV médio Haval H6, que estreia no ano que vem, inicialmente importado da China nas versões híbrida full e plug in, além de variante esportiva.
O segundo SUV, que chegará até o final do próximo semestre, logo depois do H6, será um primo legítimo do carro de lançamento. Lembrando que a GWM terá dez lançamentos em três anos no Brasil, destacou Alexandre Oliveira, head de vendas.
Serão três linhas de veículos: Haval, de SUVs mais voltados ao asfalto; Tank, com apelo mais luxuoso e voltado ao off-road; e Poer, especializada em picapes híbridas, que serão produzidas aqui em 2024 na unidade de Iracemápolis, que será ampliada para 100 mil unidades por ano. A futura picape será do porte da Hilux.
A marca Haval é líder do segmento no mercado chinês e o H6 é o 7º SUV mais vendido no mundo. O veículo desenvolvido pela engenharia brasileira foi concebido para ser o melhor automóvel da família global, afirmam os executivos. A arquitetura do carro que dirigimos no Rio de Janeiro é definitiva e está praticamente pronto. A GWM estreia também uma nova logotipia menor, mais elegante estampada na carroceria.
H6 com 3 motores
O H6 tem 393 cavalos de potência, dado combinado entre o motor 1.5 turbo a gasolina que funciona como gerador, por enquanto, mais dois elétricos que geram autonomia limpa de 170 Km a partir da bateria de 34 KWh. O chinês de cinco lugares terá como meta da concorrência, para o híbrido full, por exemplo, o H6 de entrada terá faixa de mercado do Compass S, Corolla Cross híbrido e Taos Highline. Todos em seus modelos completos. Ou seja, média de R$ 220 mil em valores atuais.
No desenvolvimento da engenharia, chineses e brasileiros fizeram uma espécie de Enen para entregar o resultado dos ajustes do produto. Luz ambiente, tecnologia Carplay e Android auto sem fio são projetados na tela de 12,3 polegadas, auto reverse que memoriza os últimos 50 metros da sua chegada, ADAS de assistência ao condutor, modos de condução, que inclui a esportiva e ajuste de direção mais firme, direta, baixo nível de ruído e oferta de mais conforto com personalização de uma suspensão "mais brasileira" foram os temas mais discutidos.
Tem mais na parte tech. O comando de voz permitirá o controle de alguns comandos do veículo, como ar-condicionado, abertura das janelas e teto. A GWM acertou parceria com a operadora Claro para gerar internet, atualizar os módulos eletrônicos do automóvel assim como fazer o controle à distância com o app da marca. Vide o que faz a Stellantis na Jeep. No cluster de 9 polegadas a geração da leitura dos automóveis, motos e caminhões assim como leitores de placas que também podem ser projetados no head up display. O SUV destaca o monitoramento do ponto cego.
Estiloso, de porte aproximado do entre o Tiggo 7 e o Tiggo 8, o H6 tem faróis 100% LED e lanternas (a traseira de ligação contínua). Carro é bom de fotografia e filmagem. Tem astral por fora e por dentro destaco o painel e o volante funcional. O porta-malas tem bom espaço para 560 litros. O H6 de 4.683 metros e entre-eixos de 2.738 m chega 100% importado e a pré-venda está prevista para março com início das vendas em abril. A suspensão é McPherson na dianteira e multilink na traseira.
André Leite, head da Haval, confirmou que o único opcional será o teto panorâmico. Pela cor, o cliente não pagará nada mais, esse negócio de cobrar pela pintura metálica é um abuso que deixa de existir por aqui.
Rede autorizada vai investir R$ 1 bilhão em estrutura
A rede para as vendas dos automóveis em território nacional foi formada por 28 parceiros, que representam alguns dos mais importantes grupos de distribuição de veículos do Brasil. Arquitetura das lojas e modelo de negócio será próximo do que oferece a Tesla com display, Lounge e opção da venda pela compra ou assinatura. O cliente também poderá escolher antes pela tela do celular no site da marca.
Somados, os grupos vão investir um total de R$ 1 bilhão, considerando construção das instalações, contratação e treinamento de funcionários e aquisição de equipamentos e tecnologia nos pontos de vendas e serviços. Com esse aporte, estima-se que serão gerados até 2.000 empregos diretos dentro da rede GWM até 2025.
Para dar o suporte ao plano de distribuição de peças e veículos, também serão abertos logo na estreia 30 centros regionais de distribuição. O plano de expansão da GWM prevê que a rede autorizada chegará a 133 pontos de venda e serviços, distribuídos por 112 cidades, até o segundo semestre de 2024.
Todas as lojas irão oferecer em ambientes decorados as três linhas de produtos que serão comercializadas pela GWM Brasil, todos eletrificados. Recordando aqui: a Haval terá apenas SUVs on-road, a Tank contará com SUVs off-road de luxo e a Poer será especializada em picapes híbridas.
Ainda segundo a GWM, em casos de serviços de maior complexidade, o cliente poderá contar com empréstimos de carros de cortesia para que ele não interrompa sua rotina e compromissos. O modelo de gestão de assistência e peças será o mesmo aplicado pela Toyota.
Os 28 parceiros da GWM, suas áreas de operação e pontos de venda e serviços iniciais:
NORTE e CENTRO-OESTE
Bamaq: MS (Campo Grande)
Canopus: MT (Cuiabá) e TO (Palmas)
Gima: RO (Porto Velho) e AC (ponto de serviço em Rio Branco)
Jorlan: DF (Brasília)
Navesa: GO (Goiânia)
Revemar: AM (Manaus), PA (Belém), AP (ponto de serviço em Macapá) e RR (ponto de serviço em Boa Vista)
NORDESTE
ADTSA: PE (Recife)
Carmais: MA (São Luís)
Cycosa: AL (Maceió) e SE (Aracaju)
Morena: BA (Salvador)
Newland: CE (Fortaleza) e PI (Teresina)
PG Prime: RN (Natal) e PB (João Pessoa)
SUDESTE
Alta: SP Capital Zona Sul (Ipiranga/Av. Dr. Ricardo Jafet)
Américas: RJ Capital (Barra/Av. das Américas)
Bamaq: MG Capital (Belo Horizonte)
BDG: MG Interior (Juiz de Fora e Uberlândia)
Caminho: SP Interior Noroeste (S. José do Rio Preto)
Carrera: SP Capital Zona Oeste e Metropolitano (Pinheiros/Av. Gastão Vidigal e Alphaville)
Dahruj: SP Capital Zona Norte e Interior (Santana/Av. Brás Leme e Campinas)
Líder: RJ Interior (Niterói) e ES (Vitória)
Germânica: SP Interior Central (Sorocaba e Ribeirão Preto)
Simpar: SP Metropolitano e Vale do Paraíba (Guarulhos e S. José dos Campos)
Toriba: SP Capital Zona Leste, ABC e Litoral (Av. Radial Leste, Santo André e Santos)
SUL
CCV: PR Capital (Curitiba)
Dimas: SC Capital (Florianópolis e Balneário Camboriú)
Divesa/Zacarias: PR Interior (Maringá e showroom em Londrina)
Gala: RS Interior (Pelotas e Ijuí)
IESA: RS Capital (Porto Alegre e Caxias do Sul)
Tozzo: SC Interior (Chapecó e Criciúma)
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