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Até 100 km por R$ 17: testamos o SUV chinês que chega em março no Brasil
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O que esperar do novo GWM Haval H6? Os chineses da Great Wall, com o braço de desenvolvimento da engenharia brasileira, montaram um SUV bem esperto - e que já dirigimos em sua pré-serie.
São 393 cavalos de potência, sem torque divulgado, gerados pelo conjunto de motor 1.5 turbo com dois elétricos (um em cada eixo). Detalhe da autonomia do híbrido de 170 quilômetros, quase o triplo do que oferta o mercado.
No Rio de Janeiro, o H6 chamou a atenção dos olhares curiosos sobre a marca, o produto e o que ele vai entregar. O carro terá duas versões, uma plug-in e que fizemos test-drive, e a outra full híbrido, essa com preço de Toyota Corolla Cross e Volkswagen Taos.
O H6 é o primeiro veículo da montadora chinesa a ser lançado no Brasil e isso será feito em março. Outros virão pela frente e na metade do ano o fabricante vai apresentar o segundo produto. Eletrificado, o SUV no ciclo NBR tem um cálculo de custo de R$ 17,40 para rodar 100 quilômetros.
Rápido e de direção firme, a condução urbana é agradável e o carro de cinco lugares passou na prova do uso na cidade. O próximo capítulo será o uso contínuo na estrada com drive de longa duração.
Segundo levantamento da GWM, na comparação com outros automóveis da mesma categoria, o custo para rodar a distância dos 100 Km fica entre R$ 30 e R$ 70. Diferença bem perceptível.
O Brasil será o primeiro país do mundo a comercializar o híbrido plug-in Haval H6 com tecnologia e-Traction composta por um motor a combustão 1.5 turbo, dois motores elétricos, um em cada eixo e bateria de 34 kWh.
Impossível em curto espaço de tempo testar o padrão de consumo, mas a fábrica aponta para 28,7 km/l no ciclo urbano e 25,3 no ciclo rodoviário, no padrão NBR. O importado de aproximados 4,7 metros tem porte e elegância.
Bom de curva e suspensão firme na dianteira, com McPherson e na traseira Multilink. Se eu posso opinar, digo que a GWM deveria tratar de deixá-la um pouco mais rígida, assim como o sistema de frenagem. É muita força dos motores aplicadas no pedal, a retomada é divertida e o freio precisa de um toque a mais no tempo de resposta. A caixa do tipo manopla seletora deixou o console bacana.
O Haval H6 contará sempre com tração permanente All Wheel Drive, na qual a tração é distribuída eletronicamente para cada eixo em função da exigência de torque e do nível de aderência das rodas. Assim, pode variar de 100% do torque no eixo dianteiro a 100% traseiro, passando por qualquer proporção que o sistema avaliar necessário.
Modelo novo para o mundo
O Haval lançará a nova configuração do SUV, que é o sétimo mais vendido no mundo. Em abril, nas lojas, o H6 estreia o novo logotipo global "Haval", que recebeu um novo grafismo e está mais compacto (ainda bem). Também é exclusivo da versão brasileira o pacote de acabamentos externos em preto piano formado pelas molduras das janelas, racks no teto, spoiler traseiro e frisos decorativos. O SUV tem uma assinatura elegante.
A nacionalização do projeto incluiu ainda a reprogramação de recursos de condução ativa e modificações no sistema de conectividade, que será 100% em português, inclusive nos comandos por voz. Fechei e abri as o teto panorâmico (único opcional) com o uso da voz. Acertaram muito na inteligência artificial que contará com um app dedicado.
A central multimídia do H6 traz um display TFT Full HD de 12,3 polegadas com tratamento antirreflexo e conexão com Apple CarPlay e Android Auto sem fio, sem contar o cluster atrás do volante esportivo.
O motorista no SUV, com opção do modo de condução eco ou esporte, tem o auxílio do head up display e o completíssimo ADAS, que mantém você na linha, avisa sobre os carros ao seu redor e garante toda a atenção na leitura das faixas e no 360 da câmera de ré e no tráfego cruzado. Falei que é completo. Bolsas de ar para todos os lados combinam com o modelito de segurança.
E por falar de segurança, essa não foi item opcional e chega como pré-requisito e argumento de venda no Haval H6. O SUV é equipado com o mesmo pacote tecnológico, que trabalha em conjunto com as cinco câmeras e 14 radares distribuídos ao redor do veículo.
O desenho do H6 só exagera na assinatura traseira da tampa do porta-malas elétrico (de 560 litros que você abre com o pé), as lanternas em LED garantem um visual e tanto. Na frente, faróis full LED e personalidade pela grande grade mais o destaque da marca estampada.
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