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Jorge Moraes

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Como a nova Montana deve tirar o sono da Fiat no mercado de picapes

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Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

02/12/2022 12h17

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As reações do público ao lançamento da nova Montana foram das mais distintas. Desde acusações de "cópia descarada" por parte da Chevrolet no design da Fiat Toro até a declarações de amor e aposta de sucesso da mais nova picape no mercado brasileiro. Mas as redes sociais têm disso mesmo. As opiniões divergentes têm o mesmo espaço e carregam uma mensagem em comum: o mercado de utilitários não será o mesmo após a chegada do utilitário da General Motors.

A montadora norte-americana mirou no design da Toro, mas o posicionamento da picape no mercado não tem lugar tão focado assim. No que diz respeito a dimensões, mecânica e preços, a nova Montana está fixada entre as duas picapes mais vendidas do país, a Strada e a Toro.

Começando pelas medidas, a nova Montana tem 4,72 metros de comprimento, ou seja, é 24 cm maior que a Strada (CD) e 22 cm menor que a Toro. Na largura, a novidade da Chevrolet é 2 cm mais larga que a Strada e 4 cm mais estreita que a Toro. Os volumes das caçambas (em litros) também são semelhantes: 874 l para a Montana, 844 l para Strada e 937 l da Toro.

Observe que a picape da Chevrolet se encaixa exatamente entre os dois modelos da Fiat, que são fenômenos de vendas. Até mesmo na mecânica essa análise é válida. Com o motor 1.2 turbo de 133 cv e câmbio AT6, a Montana fica entre a Strada mais potente com o motor 1.3 Firefly de 109 cv CVT e a Toro 1.3 turboflex de 185 cv AT6. Todas com tração 4x2.

O mesmo acontece com os preços. A Montana LTZ, a mais barata até então (ainda chegará uma versão manual), custa R$ 134.490, cerca de R$ 5 mil a mais que a Strada topo de linha, a Ranch CD 1.3 CVT (R$ 128.990). Enquanto a Montana Premier sai por R$ 140.490, cerca de R$ 3 mil a menos que a Toro Endurance Turbo 270 AT6 (R$ 143.500).

Montana dentro - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Com esse posicionamento, a Chevrolet enfrenta diretamente as duas líderes de mercado e, ao mesmo tempo, não disputa com nenhuma delas. Calma, vamos explicar. Além de "roubar" o consumidor que só tinha olhos para Strada ou para a Toro, a nova Montana vai cativar também aquele comprador que está na dúvida se leva uma Strada topo de linha ou uma Toro de entrada. Agora ele tem algo novo e moderno nesse meio de campo.

Muitos podem acusar a Chevrolet de copiar parte do design campeão da Toro. Mas não há como negar que a montadora foi bem além disso ao mirar nesse vácuo de mercado entre as duas picapes da Fiat. A Renault Oroch teve vários anos para tentar fisgar esse consumidor, mas nunca conseguiu acompanhar os avanços tecnológicos do segmento.

Então podemos esperar sim mudanças significativas nesse segmento que até então era amplamente dominado pela Fiat. A nova Montana poderá não ser a mais vendida do segmento justamente por esse posicionamento entre elas, mas deverá sim tirar o sono da marca líder nos próximos meses.

Não à toa, no mesmo dia do lançamento feito pela Chevrolet, a Fiat surpreendeu o mercado ao anunciar sua entrada no segmento de picapes médias em 2023. Mas isso é assunto para uma outra análise.

* Colaborou Bruno Vasconcelos à coluna