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Jorge Moraes

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Sedãs em queda: como Corolla nada de braçada em segmento que só encolhe

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Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

17/01/2023 12h35

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Os carros do segmento 'Sedã Médio' perderam participação de mercado em 2022. No ano, eles representaram 3,63% de market share, enquanto que em 2021, essa participação era de 4,97%. Uma perda de 1,34 pontos percentuais em um período de um ano.

Uma das possibilidades para isso é em razão do Honda Civic ter deixado de ser fabricado. O médio ficou no mercado brasileiro por 24 anos e a sua produção foi encerrada no fim de 2021. Nos próximos dias a montadora dará continuidade à família Civic com a nova geração importada.

As vendas do Civic em 2022, no entanto, são das unidades que ainda constavam em estoque das concessionárias. No ano de 2021, o Honda emplacou 18.949 unidades e naquele ano foi o segundo sedã médio mais vendido.

No entanto, em 2022, apesar de não ser mais fabricado, o Civic emplacou 1.996 unidades e ficou em 3° lugar, perdendo a posição para Chevrolet Cruze (8.517 unidades).

Corolla na liderança

A liderança continua com o Toyota Corolla. Só em 2022, o sedã acumulou 42.887 vendas no Brasil. É o modelo do segmento mais vendido do país.

No setor dos sedãs médios, o Corolla tem 74,83% de participação. O número é acima do registrado em 2021, quando o Corolla tinha o Civic como principal concorrente.

Em 2021, o Corolla encerrou o ano com 54,12% de participação, enquanto o Civic fechou com 24,48%. Cruze e o novo Sentra, esse vai figurar como novidade neste ano vão completar a "irmandade" dos carros que sofrem pela perda de interesse dos compradores que em todo mundo estão optando por SUVs.

* Colaborou Rodrigo Barros