Topo

Jorge Moraes

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Pesadelo do Corolla: Civic híbrido custa quase R$ 50 mil a mais, mas vale?

Novo Honda Civic - Divulgação
Novo Honda Civic Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

21/01/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Honda trouxe ao Brasil a 11ª geração do Civic, que chega híbrido e vai bater de frente com seu principal concorrente - o Toyota Corolla Altis Hybrid Premium.

A briga é de gente grande, mas a vantagem inicial em termos de preço é do Corolla e vou te dizer a razão. Hoje, a versão topo de linha do híbrido da Toyota é comercializada por R$ 195.710. Já o novo Civic chega por R$ 244.900. Uma diferença de quase R$ 50 mil (R$ 49.190, exatamente). Será que vale o preço a mais?

Uma das principais características dos carros híbridos é o baixo consumo de combustível. Neste ponto, a vantagem do Honda Civic sobre o Corolla vale tanto no ciclo urbano, como na rodovia. No Civic, a média na cidade é de 18,3 km/l, contra 17,9 km/l no Corolla Hybrid. Na estrada, o consumo é de 15,9 km/l, contra 15,4 km/l, respectivamente. Números que sempre elevamos por causa do nosso modo de condução.

Ambos os modelos contam com itens de assistência à condução como controle de cruzeiro adaptativo, faróis altos automáticos, sistema de alerta de mudança de faixa com condução assistida, frenagem autônoma de emergência.

Ainda sobre o quesito segurança, o Honda também tem uma leve vantagem sobre o "inimigo" japonês. O Civic tem um airbag a mais, são oito bolsas no Honda contra sete no Toyota. Sem contar que a leitura de faixa do Civic nas curvas assim como a projeção dos vizinhos de trânsito no display dão um show de visão e segurança.

No interior, a vantagem fica por conta do Honda Civic, que tem carregador por indução, maior painel de instrumentos com 10,2 polegadas, contra 7 polegadas do Corolla Altis Hybrid Premium.

Enquanto a multimídia do Corolla é de 8", a tela do Honda Civic é de 9". A diferença é pouca, mas é notória. Tem o lance da modernidade também. E, no dia a dia, uma tela maior é sempre mais bem vista e dá a impressão de um carro mais premium.

O sistema de som também é mais robusto no Honda. São 12 alto-falantes, com assinatura da Bose. No Corolla, não há assinatura e o sedan tem 4 auto-falantes e 2 tweeters. Fica devendo.

Desempenho

Sob o capô, a vantagem fica por conta também do Honda Civic. Por quase R$ 50 mil a mais, o propulsor elétrico tem 184 cv de potência. Já o motor a combustão tem 143 cv. Não há informações de potência dos motores combinados.

No Corolla, os números são mais modestos: 101 cv do motor a combustão e 72 cv do motor elétrico. Lembrando aqui a defesa sensata do híbrido flex, beber etanol é exclusividade do Toyota.

Vale lembrar também que no Honda o sistema é diferente. Nele, acontece de forma inversa. O motor elétrico que fornece auxílio ao motor a combustão. Ou seja, o modo elétrico é mais presente neste modelo.

Dimensões

O Corolla só ganha do Civic por ter um maior tanque de combustível e ser, sutilmente, mais leve, na versão híbrida topo de linha.

Enquanto no Civic são 40 litros do tanque de combustível, o Corolla conta com 43 litros de capacidade. Em ordem de marcha, o Corolla Altis Hybrid Premium pesa 1.445 kg, já o Honda Civic HEV pesa 1.449 kg.

Porém, o Honda Civic tem maior entre-eixos do que o Corolla (2,73m x 2,70m), maior comprimento (4,67m x 4,63m) e maior largura (1,80m x 1,78m). No volume de porta-malas, o Civic também sai na frente. São 495 litros contra 470 do Toyota Corolla.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

* Colaborou Rodrigo Barros