Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Carro elétrico ainda mais caro? Montadoras pedem fim da isenção de imposto
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
A Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) e o governo federal estão em diálogo para uma possível taxação na importação de veículos elétricos.
Hoje, não há qualquer alíquota na importação de um elétrico.
Segundo a associação, ao cobrar imposto para trazer veículos a bateria fabricados em outros países, a produção nacional seria estimulada.
Durante todo o ano de 2022, foram emplacadas 8.458 unidades de veículos elétricos leves no Brasil.
Isso representa aumento de 197% em relação a 2021 (2.851 unidades).
Se a comparação for realizada com 2020 (801), o crescimento dos elétricos é bem maior, atingindo o percentual de 956%.
Atualmente, mesmo sem a cobrança do imposto de importação, os carros elétricos, todos trazidos de fora, são inacessíveis a grande parcela da população.
Elétrico mais barato custa cerca de R$ 150 mil
O mais barato é o JAC E-JS1, que sai por R$ 145.900. Segundo a Anfavea, o que encarece os modelos elétricos são justamente as baterias.
Em alguns países, como a Suécia, Reino Unido, Romênia, China, o comprador de um elétrico ganha subsídio para a aquisição. Ainda segundo a Anfavea, é preciso também estimular a produção local de baterias. No Brasil, alguns estados abrem mão do recolhimento do IPVA para estimular a fabricação.
Com a produção local e em larga escala de componentes como baterias e semicondutores, o custo dese itens será reduzido.
Como seria a taxação de elétricos?
Ainda não se sabe em quanto tempo teria início nem como seria essa taxação.
Para a Anfavea, quanto antes houver essa definição, melhor será para a cadeia produtiva. As montadoras trabalham com previsibilidade.
Uma das formas seria aumentar gradualmente ou então estipular um determinada quantia de veículos por ano. Ao passar desse limite, haveria a cobrança do imposto de importação, em alíquota a ser definida - anteriormente, ela era de 35%.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
*Colaboração de Rodrigo Barros
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.