Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Fiat Toro ou Strada? Nova Chevrolet Montana chega para desafiar as duas
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
E agora, Fiat Strada? Vai continuar tão na frente assim?
Resta saber se a líder das picapes compactas conseguirá manter o posto após a chegada da nova Chevrolet Montana - maior em tamanho e com versões na mesma faixa de preço de configurações mais caras da Strada.
Ao mesmo tempo, nas versões de topo a Montana mira a Fiat Toro e tem potencial para roubar clientes dela.
Quatro versões, um motor e dois câmbios
A Montana chega em quatro versões - duas delas com caixa manual de seis marchas e as outras, automáticas - também com seis velocidades.
Todas as variantes trazem o motor 1.2 turbo flex de três cilindros com 133 cv de potência e 21,4 kgfm de torque.
A picape parte de R$ 116.890 e vai até 140.490 na topo de linha Premier.
Dá aula de suspensão, tem dirigibilidade agradável e certo conforto - comprometido apenas pelos bancos curtos da família Onix, além de não permitir reboque lá na traseira. Olhe lá.
As versões de topo LTZ e Premier, mais sofisticadas, já tinham sido apresentadas em dezembro, quando entraram em pré-venda.
Somente agora a General Motors mostou e divulgou preços e equipamentos das opções manuais - que chegam de olho justamente nas configurações mais completas da Strada- veículo mais vendido do Brasil nos últimos dois anos.
Desempenho
Você irá se surpreender nas retomadas da nova Montana, cujo motor manda bem em termos de desempenho.
Contudo, senti falta das aletas atrás do volante para a troca manual de marchas, no caso das configurações automáticas.
Quanto à capacidade de carga, na na Montana MT, versão de entrada, ela é de e 637 kg.
A título de comparação, na Strada Ranch é possível carregar 600 kg
Quanto aos itens de tecnologia, a Montana pode ser equipada com internet 4G dedicada, central multimídia My Link com tela de oito polegadas, sistema de som JBL, conexão via CarPlay e Android Auto, carregador de celulares por indução e o pênalti dos relógios analógicos do cluster.
Na versão de topo Premier, os bancos têm revestimento de couro sintético.
A caçamba da Montana tem 874 l, contra 844 l da Strada, considerando as versões mais caras.
Em relaçao às dimensões, no modelo da Chevrolet elas são bem maiores do que as da líder de vendas.
A picape da marca norte-americana tem 4,72 m de comprimento; 1,80 m de largura e 2,8 m de entre-eixos.
No entanto, a Montana tem ângulos de ataque e saída menores do que a Fiat Strada.
Vale lembrar que esse tipo de picape pode ser usado tanto para a vida no campo quanto no uso urbano. Ou, em muitos casos, em ambas as situações.
No consumo, a Montana de câmbio manual faz 12 km/l na cidade e 13,6 km/l na estrada, com gasolina.
Com etanol, as médias ficam em 8,3 km/l no ciclo urbano e 9,6 km/l no ciclo rodoviário.
A capota elétrica é acessório que eu não dispensaria.
Preços e versões:
- MT - R$ 116.890
- LT - R$ 121.990
- LTZ - R$ 134.490
- Premier - R$ 140.490
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.