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Grupo Volkswagen com foco global nos elétricos anuncia resultado de vendas
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O grupo Volkswagen termina o ano fiscal de 2022 focado na estratégia dos BEV (veículo elétrico a bateria) e resultado operacional de 22,5 milhões de euros. As empresas venderam 8,3 milhões de veículos, cerca de 7% menos comparado a 2021. O mercado da China é o maior responsável pelo crescimento de 68% de elétricos no ano passado.
Fabricante também destacou a eletrificação da planta de Chattanooga, nos Estados Unidos, e o relançamento da marca Scout, focada na mobilidade elétrica. O CEO do Grupo, Oliver Blume ainda destacou que vai investir no mercado até 2027, 180 bilhões de euros no momento que declara o lucro de 13% em relação a 2021 de 22,5 bilhões de euros.
Dado que vi na coletiva global aponta que para 2025, espera-se que cada quinto veículo vendido em todo o mundo seja um com tração totalmente elétrica. O grupo também se prepara para isso com um aporte de investimento de 15 bilhões de euros reservados para a construção de fábricas de células pela PowerCo, startup de baterias de Salzgitter. Negócio que deve gerar por ano, até 2030, cerca de 20 bilhões de euros. A previsão de funcionamento da planta é 2025. Ou seja, nada de depender dos estrangeiros para gerar a matriz de energia.
Os números para as marcas de alto padrão cresceram. A margem do Premium Brand Group aumentou para 12,3% por cento (10,6%). Justificados pela demanda global. Leia-se: Lamborghini, Audi, Bentley e Ducati. A receita do Premium brand Group aumentou para EUR 61,8 bilhões (EUR 55,9 bilhões) em 2022 e o lucro operacional antes de itens especiais cresceu para EUR 7,6 bilhões (EUR 5,9 bilhões).
Quanto a Porsche, a margem operacional avançou para 18,6%, registrando maior volume e melhor mix de produtos, já que sua participação em BEV totalizou mais de 11% das entregas totais. Informa o comunicado de imprensa. O Porsche Taycan atingiu a marca de produção de 100 mil veículos em 2022 e o carro só tem dois anos.
Para 2023
Vem aí os novos ID.3, ID.7, ID. Buzz Long Wheel Base, CUPRA Tavascan e Audi Q8 e-tron. Com o lançamento desses novos carros, o Grupo pretende atingir uma participação BEV de cerca de 10% do total de entregas no ano fiscal de 2023.
Quanto a China?
A importância da China aumentará ainda mais na próxima década, especialmente no campo da eletromobilidade. Foram vendidos em 2022 mais do que o dobro de unidades, 143.100 modelos ID.3, ID.4 e ID.6 totalizando um aumento de 102,9%. No geral, as entregas de BEV na China aumentaram 68% em relação ao ano anterior. O ID.7 vem por aí para manter o crescimento na China e em mais dois mercados: EUA e Europa.
Os três BEVs mais vendidos do Grupo em 2022 foram (em unidades):
• Volkswagen ID.41/ID.5 193.200
• Volkswagen ID.32 76.600
• ŠKODA Enyaq iV (incl. Coupé) 53.700
* Viajou a convite da Volkswagen
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