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ID. Buzz: dirigimos a Kombi elétrica que tem tudo para vir para o Brasil
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É preciso ter um pouco mais de idade para voltar ao passado e declarar amor pela Kombi e sua utilidade. A perua eternizada pela Volkswagen está de volta à vida e para o Brasil aí vai o recado: a marca deu todos os sinais informando que até 2025 seriam 15 novos lançamentos por aqui - entre eles, combustão, híbridos flex (a defesa da montadora) e alguns elétricos.
Na matemática da casa, já foram seis: Jetta GLI, Novo Polo, Polo Track, Gol Last Edition, Polo GTS, Virtus e Polo Track 1st Edition. Conta meio estranha entre produtos e versões, mas isso não sou eu que faço.
Por aqui, em Wolfsburg, seja em alemão, inglês ou português, ninguém fala. Mas os colegas estrangeiros também sabem que o produto é global e, cedo ou tarde, chegará ao país que eternizou a Kombi e vai se apaixonar pelo ID.Buzz.
Dirigimos nos arredores de Wolfsburg, o sedutor elétrico que encanta a cada olhar. Além dele, todos os automóveis da tomada do grupo Volkswagen, governado pela Porsche, estiveram aqui.
A primeira revelação da Kombi elétrica no mundo ocorreu em março do ano passado, durante o South by Southwest, um conjunto de festivais de música, cinema e tecnologia que acontece todos os anos na cidade de Austin, Texas, nos Estados Unidos. No Brasil, foi no Rock in Rio, em setembro do ano passado. Sobraram likes e pensamentos de desejo.
O ID. Buzz e ID. Buzz Cargo se baseiam na primeira geração da Kombi original, a T1. O carro é neutro em emissões de carbono durante o ciclo de vida, desde a fabricação até o transporte. Além disso, o uso de um alto percentual de materiais reciclados e a não-utilização de couro no interior do veículo completam a estratégia sustentável que a Volkswagen implementa com o ID. Buzz e o ID. Buzz Cargo.
As unidades europeias são equipadas com uma bateria de 77 kWh. Ela fornece corrente para um motor elétrico de 204 cv no caprichado veículo que movimenta o eixo traseiro. A potência de carga, utilizando corrente alternada (AC) é de 11 kW. São 31,6 kg de torque.
Com uma tomada CCS, em uma estação de carga rápida de corrente contínua (DC), a potência de carga aumenta para até 170 kW. Carregada dessa maneira, o nível da bateria sobe de 5% para 80% em cerca de 30 minutos. Como acontece com todos os modelos da família ID. da Volkswagen, os novos ID. Buzz e ID. Buzz Cargo são tecnicamente baseados na plataforma modular elétrica (MEB) do Grupo Volkswagen.
Diversão e menos velocidade final
A Kombi elétrica vai aos 145 Km/h no máximo, mas isso pouco importa porque ela cumpre o papel. Não pense também na questão dos 10 ou 12 passageiros. O ID. Buzz leva cinco ocupantes, tem um bagageiro de 1.121 litros e capacidade de carga de 647 kg. É gostoso de dirigir e explorar a magia do veículo.
São 4,7 metros de comprimento ao mesmo tempo que vejo, sinto um carro fácil de manusear também. A alavanca da transmissão ocupa o lugar da haste do limpador do pára-brisas e do lado direito, na chave de seta, ganha mil e uma utilidades.
São duas telas que promovem conexão aos comandos e informações digitais. As portas USB tipo C ficam em uma posição estranha ao lado da coluna de direção que tem regulagem de altura e profundidade.
A Kombi não tem câmera 360 graus mas é rica em sensores de assistência, assim como o ADAS para deixar o condutor ainda mais seguro e quase sempre com um belo sorriso no rosto. É isso que vai acontecer quando você andar com o carro nas ruas. Todo mundo olha.
O test-drive, assim que você tiver acesso, vai valer a pena. Aos mais velhos fica a missão de contar para os filhos como era no tempo de glória da histórica kombosa.
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