Topo

Jorge Moraes

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Como a Hyundai vai treinar os funcionários para os carros elétricos

Divulgação
Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

19/04/2023 14h34

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A quantidade de carros elétricos está crescendo no Brasil. Segundo dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), somente em 2022, 8.640 unidades a mais passaram a circular pelas ruas do país. Isso representa um aumento de 956% na comparação com 2020 - há três anos.

Entretanto, para conseguir lidar com esses carros é preciso infraestrutura. E não falamos apenas de pontos de carregamento de baterias. Em algum momento de sua vida útil, o veículo elétrico irá quebrar algum componente e precisará de reparo qualificado.

Com isso, é preciso também investir em mão de obra. Pensando nas futuras demandas, o Grupo CAOA vai implementar um box de serviços para qualificar os funcionários e cuidar das futuras demandas dos elétricos.

A primeira loja do Grupo será em São Paulo, mas segundo a CAOA, já existe previsão para expandir para outras regiões. "Estamos trabalhando no intuito de ofertar a capacidade técnica e operacional em todas as áreas de influência, onde os veículos serão comercializados", disse o diretor executivo de Pós-Venda da Caoa, Rogério Gonzaga.

"Mas já podemos adiantar que neste primeiro momento, devemos focar as capitais e grandes centros regionais, no entanto, acreditamos que a tendência é de que em breve, todas as operações tenham infraestrutura e mão de obra, visando propiciar conveniência aos nossos clientes", afirmou Gonzaga.

Em cada box terão dois funcionários atuando, por segurança e, também, por liderança participativa. Ainda de acordo com o Grupo, nos boxes será realizado o plano de manutenção periódica, com inspeções em componentes mecânicos e elétricos. "Caso seja necessário, também poderemos realizar o balanceamento de carga da bateria, entre outros serviços", acrescentou o executivo da empresa.

Todos os suprimentos de peças para a rede terão como origem o armazém de Franco da Rocha, em São Paulo. A CAOA, no entanto, não revelou o valor do investimento e nem entrou em detalhes de quando vai dar início ao serviço.

Novos modelos eletrificados

Vale lembrar que em julho, o Kona PHEV chegará ao país e, em agosto, será a vez do elétrico Kona EV. O modelo será o primeiro automóvel 100% elétrico da Hyundai, no Brasil. A autonomia é de 252 quilômetros, considerando o ciclo brasileiro de rodagem.

Além deles, o Ioniq, que estava disponível apenas por assinatura, também passará a ser comercializado. O híbrido tem 141 cv de potência e 27 kgfm de torque. O câmbio é um DCT de seis velocidades. Segundo selo do Inmetro, o modelo faz 18,9 km/l na cidade e 18,8 km/l na estrada, sempre com gasolina.

* Colaborou Rodrigo Barroso