Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Como a Hyundai vai treinar os funcionários para os carros elétricos
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
A quantidade de carros elétricos está crescendo no Brasil. Segundo dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), somente em 2022, 8.640 unidades a mais passaram a circular pelas ruas do país. Isso representa um aumento de 956% na comparação com 2020 - há três anos.
Entretanto, para conseguir lidar com esses carros é preciso infraestrutura. E não falamos apenas de pontos de carregamento de baterias. Em algum momento de sua vida útil, o veículo elétrico irá quebrar algum componente e precisará de reparo qualificado.
Com isso, é preciso também investir em mão de obra. Pensando nas futuras demandas, o Grupo CAOA vai implementar um box de serviços para qualificar os funcionários e cuidar das futuras demandas dos elétricos.
A primeira loja do Grupo será em São Paulo, mas segundo a CAOA, já existe previsão para expandir para outras regiões. "Estamos trabalhando no intuito de ofertar a capacidade técnica e operacional em todas as áreas de influência, onde os veículos serão comercializados", disse o diretor executivo de Pós-Venda da Caoa, Rogério Gonzaga.
"Mas já podemos adiantar que neste primeiro momento, devemos focar as capitais e grandes centros regionais, no entanto, acreditamos que a tendência é de que em breve, todas as operações tenham infraestrutura e mão de obra, visando propiciar conveniência aos nossos clientes", afirmou Gonzaga.
Em cada box terão dois funcionários atuando, por segurança e, também, por liderança participativa. Ainda de acordo com o Grupo, nos boxes será realizado o plano de manutenção periódica, com inspeções em componentes mecânicos e elétricos. "Caso seja necessário, também poderemos realizar o balanceamento de carga da bateria, entre outros serviços", acrescentou o executivo da empresa.
Todos os suprimentos de peças para a rede terão como origem o armazém de Franco da Rocha, em São Paulo. A CAOA, no entanto, não revelou o valor do investimento e nem entrou em detalhes de quando vai dar início ao serviço.
Novos modelos eletrificados
Vale lembrar que em julho, o Kona PHEV chegará ao país e, em agosto, será a vez do elétrico Kona EV. O modelo será o primeiro automóvel 100% elétrico da Hyundai, no Brasil. A autonomia é de 252 quilômetros, considerando o ciclo brasileiro de rodagem.
Além deles, o Ioniq, que estava disponível apenas por assinatura, também passará a ser comercializado. O híbrido tem 141 cv de potência e 27 kgfm de torque. O câmbio é um DCT de seis velocidades. Segundo selo do Inmetro, o modelo faz 18,9 km/l na cidade e 18,8 km/l na estrada, sempre com gasolina.
* Colaborou Rodrigo Barroso
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.