Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Carros elétricos dominam o Salão de Xangai; veja as principais novidades
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
O Salão de Xangai, na China, está oficialmente aberto e as novidades já estão sendo reveladas lá do outro lado do mundo. Esta edição tem os elétricos como principal campo de batalha. Na China, para cada quatro veículos vendidos, pelo menos um é elétrico. Isso mostra a força dos veículos movidos a bateria no país.
Com o Auto Show, a ideia é que diversos outros modelos sejam apresentados no país. Apesar de ser a maior vendedora de carros elétricos no mundo, a Tesla não compareceu ao evento. Estranho ou estratégia?
Confira abaixo um pouco do que está rolando no Salão de Xangai:
Porsche
A Porsche finalmente revelou o novo Cayenne. A terceira geração do SUV chega atualizada com chassi otimizado e nova suspensão. Além disso, todas as variantes de motor estão mais apimentadas. Gostei do que vi pelas imagens.
No Brasil, o modelo chega em três versões. O SUV S nas carrocerias SUV e Coupé e Turbo GT, equipadas com motorização V8 4.0 litros. Um refinamento do motor V8 biturbo de quatro litros desenvolvido pela Porsche substitui o motor V6 anterior no novo Cayenne S.
Com uma potência máxima de 474 cv e um torque de 61,1 kgfm - 34 cv e 5 kgfm a mais que seu antecessor - tanto o SUV quanto o SUV Coupé apresentam uma aceleração de zero a 100 km/h em 4,7 segundos (com pacote Sport Chrono). A velocidade máxima é de 273 km/h.
Já o Turbo GT ganhou mais 19 cavalinhos de potência e agora tem 659 cv de potência. O 0-100 km/h é feito em apenas 3,3 segundos. O SUV só vai parar depois dos 300 km/h (305 km/h).
A versão S parte de R$ 810 mil. O Cayenne S Coupé possui preço de R$ 840 mil e o Turbo GT de R$ 1.385.100, todos ano-modelo 2024 com entregas previstas para 2023.
Toyota
A Toyota levou para o Salão de Xangai, na China, dois novos lançamentos para o mercado chinês: o bZ Sport Crossover e o conceito Bz FlexSpace são modelos elétricos.
A Toyota disse que os modelos vão ser produzidos em 2024, mas não revelou se os carros estarão disponíveis em outros mercados fora da China. Ainda não há informações técnicas sobre os modelos apresentados pela marca japonesa.
Honda
A fabricante japonesa quer lançar 10 novos veículos elétricos até 2027. Os conceitos foram apresentados no Salão de Xangai e estão previstos para serem lançados na China em 2024. Os e:NP2, e:NS2 e e:N SUV Prologue Concept representam uma nova era de lotes da série e:N da Honda.
Os modelos antecipam as tecnologias e design da marca nos próximos anos.
Segundo o site Carscoops, os protótipos e:NP2 e e:NS2 parecem estar muito próximos do status de produção. Ainda não há informações detalhadas de como são os modelos, mas a Honda prometeu uma direção dinâmica e divertida para os novos carros.
BYD Seagull
O compacto elétrico da BYD chega com preço competitivo ao mercado chinês. Com previsão para desembarcar também no Brasil no ano que vem, o carro tem autonomia para 305 km e 405 km, a depender do tamanho das baterias.
Com a recarga rápida, em apenas 30 minutos o Seagull carrega 80% da bateria. O modelo de entrada parte do equivalente a R$ 82 mil e a versão topo R$ 96 mil. O design interior é bem minimalista e lembra bastante o visual dos carros da BYD.
BYD Song L
Com carroceria estilo fastback, o Song L chega para bater de frente com o Tesla Model Y. Apresentado no Salão de Xangai, o BYD tem tração nas quatro rodas. O lançamento está previsto para o segundo semestre deste ano. As dimensões e detalhes sobre a motorização e autonomia das baterias ainda não foram reveladas.
Volkswagen ID.7
Chamado de ID.7 Vizzion tem capacidade para incríveis 700 quilômetros de autonomia. Que evolução no grupo VW! Com velocidade máxima limitada a 155 km/h, o ID.7 tem motor de 150 kW (201 cv). Entretanto, uma variante de 210 kW (281 cv) também deve chegar à China.
O visual foi apresentado na CES 2023, feira de tecnologia que acontece no começo do ano, em Las Vegas (EUA). Com 4,96 m de comprimento, o ID.7 chega para competir com o Mercedes-Benz EQE. O sedã da Volks será produzido na Alemanha e chega na Europa ainda este ano. Já em 2024, outros mercados como o EUA devem receber o modelo. Não há nenhuma confirmação para chegada do carro ao Brasil.
Omoda
No Salão de Xangai 2023, o Omoda iniciou sua independência de marca com seu primeiro modelo puramente elétrico - Omoda 5 e-QUA. Será que os planos para o Brasil estão mantidos com a CAOA?
Além disso, outra novidade totalmente nova, Jaecoo, que é uma marca urbana de SUV off-road projetada para elites urbanas com gostos extraordinários, também foi revelada simultaneamente.
A Jaecoo trouxe dois novos veículos (Jaecoo 7 and Jaecco 9) para o Salão de Xangai e o primeiro já ganhou muita atenção do público por meio da exposição nas mídias sociais no estágio inicial. Ainda não há detalhes técnicos sobre os veículos.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.