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Lexus segue apostando nos híbridos e lança novo RX 500h por R$ 565 mil
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A eletrificação chegou praticamente a toda gama das marcas premium no Brasil e ganhou um novo representante com o lançamento do Lexus RX 500h, que custará R$ 564.990. Mas onde a novidade da Lexus vai se encaixar nesse segmento com tantas opções interessantes? É o que vamos explicar a partir de agora.
Tecnologias híbridas e modelos 100% elétricos são amplamente oferecidos pelas montadoras de alto padrão, que em alguns casos nem têm mais carros só a combustão no portfólio. Podemos citar Volvo, BYD, GWM e a Lexus. A última é a única que aposta em apenas uma forma de eletrificação, a dos híbridos regenerativos (HEV). Será que esse é um caminho viável no mercado brasileiro?
Durante o lançamento de seu mais novo Hybrid no país, os executivos da Lexus falaram dos planos do braço de luxo do Grupo Toyota para o Brasil. Deixaram claro que a marca está em "recuperação" em 2023 e esperam vender 1 mil unidades no ano.
Muita dessa retomada da Lexus no país passa pela chegada do novo RX 500h. Mas o desafio nas nove concessionárias da marca será convencer seus clientes a não pegarem seus mais de R$ 560 mil e partirem para modelos 100% elétricos ou híbridos plug-in das chinesas que estão chegando com preços agressivos e muita tecnologia. Ainda sobra um bom troco.
Por esse preço, aliás, o Lexus custa praticamente o mesmo preço que o modelo mais caro da Volvo, o XC90 T8 Recharge com o pacote Ultimate (R$ 563.950). Lembrando que o SUV grande sueco leva sete passageiros e tem nível de tecnologia semelhante ao do japonês.
Confiabilidade
Mas, como bons integrantes do Grupo Toyota, o pessoal da Lexus tem na ponta da língua os argumentos que justificam a escolha pelos modelos da marca. A filosofia da montadora se apoia em três pilares: Conforto, Controle e Confiança. Esse último é muito importante para o nosso mercado e os japoneses sabem bem disso.
Só que o RX 500h acrescenta um tempero apimentado que os outros SUVs da marca vendidos no Brasil não oferecem de forma tão explícita: esportividade.
Ele é equipado com propulsor a combustão turbo de 2,4 litros com quatro cilindros e dois motores elétricos, que somados entregam potência de 371 cv e torque de 46 kgfm. A transmissão CVT perdeu lugar para a Hybrid Transaxle de seis marchas.
Com esse conjunto mecânico e com uma nova dinâmica no uso dos motores elétricos, o RX 500h perdeu aquele aspecto "tiozão" na condução do Lexus e acelera muito bem, como pudemos conferir na pista do Circuito Panamericano, no interior de São Paulo.
Só que essa pimenta na salada de alface tem um custo. A esportividade ganha da eficiência e o RX 500h não é tão econômico como seus irmão menores. Os engenheiros da Lexus falaram em uma média de mais de 10 km/l de gasolina na cidade no modo real do dia a dia. Os números do Inmetro são de 13,5 kh/l na cidade e 15 km/l na estrada. Se você apelar ao modo de condução esportivo essa média vai cair consideravelmente.
Tecnologia na cabine
Entrar no Lexus RX 500h e não se apaixonar é difícil. Pelo menos até você se lembrar do preço dele. O confortável SUV tem central multimídia com tela de 14" e conectividade via Bluetooth, com espelhamento de aplicativos como Google Maps, Waze, Spotify, Apple Music e WhatsApp, via sistemas Android e Apple, ou por meio de entradas USB. O sistema ainda conta com recurso de controle por voz que permite ajustes por meio da frase "Olá Lexus".
O sistema de som com 20 alto-falantes é uma obra de arte auditiva. O RX vem ainda com ar-condicionado digital de tripla zona, digital integrado frio e quente, sensor de umidade e sistema S/Flow com função Concierge, que vincula o sistema de ar com ventilação, de acordo com a temperatura programada pelo motorista ou passageiro, sendo três níveis de resfriamento com opção de regulagem automática.
Rodas traseiras esterçam
Outra novidade interessante do RX 500h é o DRS (Direção Traseira Dinâmica), que esterça as rodas de trás em até 4 graus. Ao monitorar a velocidade do veículo, o sentido da direção e as entradas do motorista, o sistema calcula constantemente o ângulo ideal para todas as quatro rodas a qualquer momento. Ele controla de forma independente os ângulos de direção dianteiro e traseiro, melhorando a resposta nas curvas, a aderência traseira, a estabilidade do veículo e a agilidade geral nas curvas.
Em velocidades abaixo de 80 km/h, as rodas dianteiras e traseiras giram em direções opostas; acima dessa velocidade, eles giram na mesma direção - no máximo 4 graus, o que proporciona excelente controle e precisão, sustentados por segurança e estabilidade.
Segurança passiva e ativa
No quesito segurança passiva, o RX 500h conta com sete airbags, sendo um de joelho, para o motorista; dois laterais (cortina); dois frontais; e dois laterais, para o motorista e o passageiro dianteiro. Além disso, tem tecnologias de segurança ativa para auxiliar os condutores, por meio do Lexus Safety System 3.0.
Ele possui sistemas como o de mudança e saída de faixa; prevenção de colisão frontal com frenagem automática; farol alto adaptativo; controle de velocidade de cruzeiro adaptativo (ACC); alerta de ponto cego; suporte de frenagem de estacionamento, que informa o motorista sobre a presença de tráfego na traseira, podendo até frear o carro automaticamente se estiver abaixo de 20 km/h.
Uma novidade no quesito segurança é o Radar de verificação de perímetro (Safety Exit Assist - SEA). O sistema opera com o auxílio dos sensores de ponto cego para detectar veículos que se aproximarem por trás, incluindo bicicletas, para evitar colisões com a porta aberta. Se o sistema identificar um potencial acidente, um sinal sonoro será emitido, junto com um alerta visual que se acenderá no retrovisor externo. Caso a pessoa insista em abrir a porta, o sistema realizará o travamento automático.
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