Topo

Jorge Moraes

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

GM quer se destacar com elétricos, mas essa missão não é do Bolt

Divulgação/Chevrolet
Imagem: Divulgação/Chevrolet

Colunista do UOL

10/05/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A eletrificação dos carros no Brasil ainda é um papel de marcas coadjuvantes. Você não vê em nossas ruas muitos veículos 100% elétricos das bandeiras que lideram as vendas do varejo, como Fiat, Chevrolet, Volkswagen e Hyundai. Além das montadoras ditas "premium", como a Volvo, são as novatas chinesas que oferecem mais opções plugadas na tomada.

Mas algumas gigantes têm planos ousados para o nosso mercado em 2024 e prometem ampliar bem a opção de carros 100% elétricos. A Volks deverá trazer pelo menos duas ou três opções da já consagrada família ID.

Já a Chevrolet promete balançar o mercado com a chegada já confirmada de duas novidades no próximo ano: os novos Equinox EV e Blazer EV. E como fica o novo Bolt EUV nessa história? Bem, na verdade, não fica.

Fomos a um evento da Chevrolet para conhecer seus planos de eletrificação no Brasil e lá foi anunciada a chegada do SUV compacto Bolt EUV. Serão apenas 200 unidades destinadas ao Brasil ao preço de R$ 279.990. Depois dessas, o futuro da "novidade" é incerto.

A família Bolt faz parte da segunda geração de carros elétricos da GM e ela sairá de cena gradativamente para dar lugar à nova geração com a avançada plataforma Ultium. Blazer EV e Equinox EV serão os primeiros dessa nova família de elétricos.

"Nosso plano é iniciar a oferta do Blazer EV e a do Equinox EV por volta de meados do próximo do ano, logo após o lançamento dos modelos nos Estados Unidos. A marca Chevrolet tem avançado muito em prestígio e admiração junto ao consumidor brasileiro porque tem uma linha de produtos altamente tecnológica e alinhada com o que disponibilizamos de melhor no mundo", afirmou Santiago Chamorro, presidente da GM América do Sul.

E a nova Blazer EV já está entre nós. Pudemos ver (mas não fotografar) a única unidade que está em testes no Brasil no campo de provas da GM em Indaiatuba (SP). Mesmo com uma leve camuflagem e a cabine lacrada, ficou claro que o SUV vai dar o que falar. Tem porte, estilo arrebatador, rodas grandes e centro de gravidade baixo. Parece até um carro-conceito que a gente vê em salões automotivos, mas aquela era a versão de pré-produção que será lançada em breve nos EUA. A mesma que veremos por aqui.

Pelo que já vimos em fotos, o novo Equinox EV também vai seguir essa linha futurista e arrojada da nova Blazer. O belo design somado aos benefícios da plataforma Ultium, que permite grandes autonomias e muita potência, deixarão os modelos novos da linha EV da Chevrolet em um patamar elevado.

Segundo a própria GM, o plano da marca na América do Sul é oferecer a "mais abrangente linha de EVs da região, que tem potencial de se tornar um polo para produção e exportação de tecnologias e veículos elétricos, considerando as condições adequadas que temos aqui, como matéria-prima para confecção de baterias, engenharia qualificada, parque industrial bem desenvolvido, alto percentual de energia elétrica renovável e grande mercado consumidor em potencial".

Já estava mais do que na hora de as gigantes globais pararem de adiar a chegada de seus novos modelos elétricos em nosso mercado. Mesmo que ainda seja um nicho, ele só crescerá e terá volume com ofertas de variados produtos.