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Jorge Moraes

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Huracán Sterrato: como é a versão de adeus da Lamborghini mais vendida

Colunista do UOL

15/05/2023 16h51

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A última edição do Huracan tem proposta off-road. Tendência de mercado ou plano de atendimento para os colecionadores? Quem imaginaria isso? O sucessor do modelo será híbrido, conectado e pronto para chegar ao mundo a partir de 2025, mas a apresentação está prevista para o fim do próximo ano.

E agora, o carro mais vendido da história da marca, com pouco mais de 20 mil unidades, traz para o mundo o Sterrato. O concorrente Porsche 911 Dakar não ficará sozinho por muito tempo.

A Lamborghini apresentou em Palm Springs, cidade de clima desértico na Califórnia, o novo Huracan Sterrato. O superesportivo de 4,5 metros e 1.570 quilos foi projetado para oferecer o máximo de eficiência e emoção ao volante fora das pistas convencionais. Algo pouco imaginável para o fabricante que arranca suspiros pelas ruas. É praticamente impossível não sobrar o pescoço ou descolar aquela foto diante de um Lambo.

Pergunto a você se as impressões do Sterrato serão as mesmas. Acho que sim e duvido muito que "um brasileiro normal", apaixonado pelos esportivos exóticos, fará uso do carro no chão de barro. O carro vai permitir isso? Sim, tem altura, proteção de chassi, saias laterais reforçadas e molduras de para-lamas robustas.

O Huracan Sterrato oferece uma direção com possibilidade de bloqueio do eixo traseiro no seu modo de condução e no campo digital, display de assistência ao motorista, um menu de dados. Os 1.499 donos futuros terão uma condução otimizada para todo tipo de ambiente.

A casa marca manteve a imponência visual acrescentando as características externas da carroceria, evidentes nos faróis auxiliares colocados na base superior do para-choque. Se olhar mais verá discretas barras de teto, altura da suspensão e rodagem. Tudo muito perceptível.

O motor é um V10 5.2L que rende 610 cv de potência e mais de 56 kgfm de torque. Aliado ao propulsor, uma transmissão de sete velocidades faz as trocas de forma veloz - daquelas que só dá tempo de piscar os olhos. O conjunto permite um 0-100 km/h em 3,4 segundos. O Huracan vai esticar aos 260 km/h.

Para frear esse esportivo é preciso de um conjunto muito eficaz. O carro é equipado com freios em pinças monobloco de seis pistões (na dianteira) e quatro pistões na traseira. Os discos de freio são de carbono-cerâmica de 380 mm de diâmetro. Na traseira, o disco tem 356 mm de diâmetro.

As rodas são em 19 polegadas com pneus Bridgestone Dueler AT002. As medidas são 235/40 na dianteira e 285/40 na traseira, justamente para fornecer mais estabilidade. Dinâmica de condução arrojada.

Por dentro

Lamborghini Huracán Sterrato - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

O interior tem estofado em alcântara verde Sterrato. A interação homem-máquina tem novos gráficos e instrumentos com todas as coordenadas para aquela condução esportiva.

A exclusividade do modelo não para por aí. O cliente ainda pode escolher entre 350 cores externas, frisos e mais de 60 opções para a cabine customizada do Huracan Sterrato. Nos Estados Unidos, o carro custa US$ 273 mil.

Ficha técnica

Motor: 5.2L
Potência: 610 cv
Freios: Disco ventilado 380mm (dianteira); 356 mm (traseira)
Velocidade máxima: 260 km/h
0-100 km/h: 3,4 segundos
0-200 km/h: 9,8 segundos
Frenagem 100-0 km/h: 39 metros
Tanque de combustível: 80 l
Transmissão: 7 velocidades de dupla embreagem
Comprimento: 4.525 mm
Largura: 1.956 mm
Entre-eixos: 2.629 mm
Peso: 1.470 kg

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