Topo

Jorge Moraes

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Nova Ford Ranger: picape é capaz de abalar a liderança da Toyota?

Colunista do UOL

24/06/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Nenhum outro segmento automotivo está tão movimentado como o das picapes. Foram muitos lançamentos neste ano e ainda há novidades para chegar, como a picape média da Fiat, a Titano. Nesta semana tivemos duas fortes movimentações no mercado com a Rampage e a nova geração da Ranger. Mas será que o reinado da Hilux pode ser ameaçado por essas novidades?

Neste ano, a picape da Toyota já emplacou cerca de 18 mil unidades. Bem mais do que as 11.380 da S10 e 6.901 da Ranger. Pode parecer uma liderança folgada, mas isso não garante tranquilidade suficiente para a Hilux parar no tempo enquanto as rivais se modernizam cada vez mais.

A linha 2024 da líder acaba de chegar às lojas e mostra que a Toyota está se movimentando. Ainda não veremos um belo painel de instrumentos digital, mas pelo menos a central multimídia cresceu e agora tem 9 polegadas e conectividade sem para no espelhamento via Android Auto e Apple Carplay.

Só que nova Ranger oferece tudo isso e muito mais. Além disso, a Ford chega com um novo motor V6 turbodiesel com 250 cv de potência e 61 kgfm de torque, bem mais que os 204 cv e 42,8 kgfm das versões mais vendidas da Hilux.

A suspensão da Ranger também subiu de patamar e agora é, de longe, a picape mais confortável para se dirigir e passear, seja no asfalto ou no off-road. Testamos e pudemos comprovar isso. O trabalho do time do diretor de engenharia, André Oliveira, foi preciso. Vou chamar de milagre do conforto a bordo de uma picape, desde a suspensão até a disposição do banco traseiro. Ninguém enjoa mais a bordo.

Só que a compra de uma picape média envolve muito mais do que oferta de tecnologia, beleza da carroceria ou até mesmo um motor mais potente. O perfil do "picapeiro" não é o mesmo de quem comprar um SUV ou um sedã. Ele (ou ela) é mais fiel à marca e preza pela durabilidade do produto. Muita gente que compra uma picape média passa anos com o veículo e não quer uma grande depreciação do produto.

É aí que a Toyota se apoia para manter a Hilux no topo do mundo. Sua picape praticamente não quebra e é fácil de vender após anos de uso. Quem já vendeu uma Hilux usada sabe bem do que estamos falando.

A nova Ranger é um show de picape, pelo menos na versão Limited que testamos, mas vai sofrer com o "pé atrás" que o brasileiro ficou com a Ford.

O trabalho de divulgação terá que ser intenso, focando na expertise da montadora do oval azul na produção de picapes. Ninguém é líder do maior mercado de picapes do mundo à toa. Se os norte-americanos valorizam tanto os utilitários da Ford, o brasileiro também pode se encantar novamente com as picapes da marca.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.