Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
BYD terá hatch elétrico 'barato' para rivalizar com Onix e HB20 no Brasil
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
A BYD chegou como um gigante chinês ao Brasil. Após o lançamento do hatch médio Dolphin por R$ 150 mil, a marca prepara uma nova estreia: o compacto Seagull, que ficará na faixa entre R$ 100 mil e R$ 110 mil e será disparado o elétrico mais barato do Brasil. O modelo será apresentado no fim deste ano ou no começo de 2024.
Vale lembrar que alguns concorrentes a combustão, em suas versões de topo, têm preços similares ao que chegará o elétrico chinês. O Chevrolet Onix Premier é vendido atualmente por R$ 112.890. Já o Hyundai HB20 Platinum sai por R$ 110.590, enquanto a Platinum Plus custa R$ 119.590.
O Seagull é o terceiro veículo da linha Ocean que desembarcará no Brasil como importado e posteriormente será produzido no polo de Camaçari, na Bahia, lugar da nova fábrica no país. Na China, o compacto tem duas opções de bateria: 30 kWh e 38 kWh. Elas rendem 305 km e 405 km (CLTC), respectivamente. A potência é de 55 kW (75 cv).
Um pouco maior que o Renault Kwid (10 cm), o Seagull tem 3,78m de comprimento e 1,71m de largura. O entre-eixos é de 2,50 metros.
No interior, as semelhanças com o Dolphin são marcantes. O mesmo painel, mesmo volante e a tela giratória de 12,8 polegadas também estarão presentes no compacto elétrico.
Preço competitivo
A BYD surpreendeu e lançou o Dolphin por R$ 150 mil, no Brasil. Como o Seagull é um pouco menor e tem menos potência e atributos, o modelo ficará em uma faixa abaixo. Lembro que a BYD está utilizando nele as novas baterias de sódio, bem mais em conta que as de lítio.
Com isso, podemos ver que a faixa do preço dos elétricos vem barateando e deverá impactar rivais. Fiat 500, Peugeot e208, Kwid E-Tech, iCar e E-JS1 terão de baixar seus preços se quiserem continuar vendendo.
Seal como sedã médio
A montadora, maior empresa de tecnologia da China, prepara também um sedã médio para o Brasil. Construído sobre a mesma plataforma do Dolphin, o Seal tem 4,80 metros de comprimento e 1,87 metro de largura. O entre-eixos é de 2,92 metros. A bateria tem 82,5 kWh de capacidade e gera 523 cv de potência.
O modelo também faz parte da linha Ocean. Com tração AWD e preço deverá ser bem agressivo, o Seal tem capacidade para rodar até 600 km no ciclo WLTP. No Brasil, número que deverá cair um pouco.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.