Topo

Jorge Moraes

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

BYD terá hatch elétrico 'barato' para rivalizar com Onix e HB20 no Brasil

Divulgação
Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

03/07/2023 10h31

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A BYD chegou como um gigante chinês ao Brasil. Após o lançamento do hatch médio Dolphin por R$ 150 mil, a marca prepara uma nova estreia: o compacto Seagull, que ficará na faixa entre R$ 100 mil e R$ 110 mil e será disparado o elétrico mais barato do Brasil. O modelo será apresentado no fim deste ano ou no começo de 2024.

Vale lembrar que alguns concorrentes a combustão, em suas versões de topo, têm preços similares ao que chegará o elétrico chinês. O Chevrolet Onix Premier é vendido atualmente por R$ 112.890. Já o Hyundai HB20 Platinum sai por R$ 110.590, enquanto a Platinum Plus custa R$ 119.590.

O Seagull é o terceiro veículo da linha Ocean que desembarcará no Brasil como importado e posteriormente será produzido no polo de Camaçari, na Bahia, lugar da nova fábrica no país. Na China, o compacto tem duas opções de bateria: 30 kWh e 38 kWh. Elas rendem 305 km e 405 km (CLTC), respectivamente. A potência é de 55 kW (75 cv).

Um pouco maior que o Renault Kwid (10 cm), o Seagull tem 3,78m de comprimento e 1,71m de largura. O entre-eixos é de 2,50 metros.

No interior, as semelhanças com o Dolphin são marcantes. O mesmo painel, mesmo volante e a tela giratória de 12,8 polegadas também estarão presentes no compacto elétrico.

BYD Seagull - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Preço competitivo

A BYD surpreendeu e lançou o Dolphin por R$ 150 mil, no Brasil. Como o Seagull é um pouco menor e tem menos potência e atributos, o modelo ficará em uma faixa abaixo. Lembro que a BYD está utilizando nele as novas baterias de sódio, bem mais em conta que as de lítio.

Com isso, podemos ver que a faixa do preço dos elétricos vem barateando e deverá impactar rivais. Fiat 500, Peugeot e208, Kwid E-Tech, iCar e E-JS1 terão de baixar seus preços se quiserem continuar vendendo.

Seal como sedã médio

BYD Seal (Europa) - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

A montadora, maior empresa de tecnologia da China, prepara também um sedã médio para o Brasil. Construído sobre a mesma plataforma do Dolphin, o Seal tem 4,80 metros de comprimento e 1,87 metro de largura. O entre-eixos é de 2,92 metros. A bateria tem 82,5 kWh de capacidade e gera 523 cv de potência.

O modelo também faz parte da linha Ocean. Com tração AWD e preço deverá ser bem agressivo, o Seal tem capacidade para rodar até 600 km no ciclo WLTP. No Brasil, número que deverá cair um pouco.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.