Jorge Moraes

Jorge Moraes

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoCarros

Montana RS é cartada antecipada da GM para enfrentar a Strada Turbo

O mercado de picapes segue em movimento acelerado no Brasil. Em todos os segmentos da categoria tem lançamentos importantes acontecendo praticamente todos os meses. Entre as compactas, que detêm o maior volume de vendas, a Fiat segue soberana com a Strada, que não sentiu - pelo menos ainda - o golpe da chegada da nova Chevrolet Montana.

Mesmo estando posicionada estrategicamente entre a Strada e a Toro - em termos de tamanho e preços - a picape da GM não conseguiu embalar nas vendas. A nova Montana vendeu menos que a cansada Saveiro nos últimos dois meses e nem de perto tem números para incomodar a Toro e, tampouco, a líder Strada.

Mas a Chevrolet não vai desistir de sua boa picape, que além de visual moderno, tem bom conjunto mecânico e lista de equipamentos condizente com o segmento. Sabendo que a Fiat ainda tem cartas na manga para a sua líder de vendas, a GM lança uma versão esportivada, a Montana RS 1.2 de 133 cv e pouco mais de 21 quilos de torque. O preço é de R$ 151.890.

A sigla que identifica modelos esportivos da Chevrolet entrega na Montana apenas atributos visuais de esportividade. Mas a nova versão topo de linha da picape da GM tem um alvo já definido, que ainda não foi sequer lançado.

A Fiat prepara uma nova versão topo de linha para a Strada, que deverá se chamar Ultra e terá o conjunto mecânico turbinado do SUV Pulse. Além do motor 1.0 turboflex de 130 cv e 21,4 kgfm de torque com câmbio CVT, a novidade da Fiat terá mudanças no visual da dianteira para deixar a picape com aspecto mais esportivo. O mesmo apelo da GM com a Montana RS.

Serão muitas movimentações no tabuleiro das picapes no Brasil neste ano. Entre as maiores, depois da revolução causada pela nova Ranger e o tumulto gerado pela RAM com a Rampage, podemos esperar muito barulho com o lançamento da Fiat Titano.

Entre as gigantes, a Chevrolet vai entrar de voadora com a Silverado para tentar frear o sucesso da RAM no Brasil e não deixar a Ford F-150 conquistar esse terreno valioso sozinha.

E muita coisa boa estar por vir nos próximos anos. A Volkswagen deve entrar fazer algo semelhante ao que a Chevrolet fez com a Montana e apresentar uma picape compacta maior para substituir a guerreira Saveiro.

As gigantes chinesas também não vão ficar de fora desse bolo e prometem novos produtos eletrificados e de caçamba. Para quem gosta de picapes o cenário é promissor no país.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes