Por que o Brasil precisa de uma política de eletromobilidade?
![Rogelio Goldfarb, vice-presidente da Ford na América do Sul Rogelio Goldfarb, vice-presidente da Ford na América do Sul](https://conteudo.imguol.com.br/c/entretenimento/eb/2023/07/27/rogelio-goldfarb-vice-presidente-da-ford-1690479350305_v2_900x506.jpg)
O segmento dos carros eletrificados está crescendo no Brasil. Pouco a pouco, o setor vem ganhando volume. No país, o total de carros eletrificados chegou a 158 mil automóveis. Para que o segmento continue crescendo, é preciso concentrar parte do esforço em uma política de eletromobilidade.
Para o vice-presidente da Ford na América do Sul, Rogélio Golfarb, o carro elétrico é uma tecnologia fundamental para o crescimento da indústria e que deve ser explorada. Apenas 30% de toda energia produzida por um motor a combustão vira movimento. O resto é ruído e calor", explicou o executivo durante palestra no Electric Days Brasil 2023.
Contudo, Golfarb avalia que o país precisa de políticas de eletromobilidade. "Se o Brasil quer entrar neste avanço, nós precisamos de uma política industrial de eletromobilidade que irá, automaticamente, forçar esse processo de inovação", pondera.
No Brasil, a matriz energética é formada, em sua grande parcela, por uma fonte renovável. Mais de 82%, precisamente. Dado que reforça o potencial de força para explorar o segmento que também inclui a possibilidade de recliclar todos os minerais das baterias.
O executivo da montadora norte-americana, também reforçou que a política de eletromobilidade poderá trazer alguns benefícios, como a indução de inovação e também o reconhecimento do compromisso do Brasil com a transição energética.
"Se não tivermos visão, se demorarmos muito, perdemos a chance de ser protagonistas, vamos ser apenas coadjuvantes, usando tecnologia com conteúdo importado cada vez mais", pontua Golfarb.
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