Jorge Moraes

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Novo Gol? Por que Volks voltou a ter o carro mais vendido do Brasil

O resultado das vendas de julho mostrou um aumento de quase 30% na venda de carros (um limpa estoque), quando comparado com o mesmo período do ano passado. Os bônus gerados pela medida provisória do governo federal e pelas montadoras deram um fôlego ao mercado e, de quebra, criaram um novo protagonista no setor automotivo: o Volkswagen Polo.

Quando a Volks lançou o Polo Track como versão de entrada do hatch e sucessor do lendário Gol, muita gente duvidou que ele poderia seguir a mesma jornada do antecessor, principalmente em relação ao volume de vendas. Mas parece que a turma da montadora sabia o que estava dizendo.

Foram mais de 16 mil unidades emplacadas do Polo em julho, o que ajudou a marca alemã se tornar a líder de vendas no mês e encostar de vez na Fiat no acumulado do ano. Isso quando juntamos automóveis de passeio e comerciais leves. Quando tiramos os utilitários dessa lista, a Volkswagen já é a líder de vendas no Brasil em 2023.

Não podemos prever se o Polo de entrada terá uma carreira de sucesso como a do Gol, que vendeu mais de 8 milhões de unidades em sua jornada de mais de 40 anos no Brasil. Isso só o tempo poderá dizer.

Mas quem já dirigiu o Track sabe que ele é um produto mais estruturado que seu antecessor. A plataforma moderna, um bom e confiável conjunto mecânico e uma suspensão firme do jeito que o brasileiro aprendeu a gostar são predicados que indicam um mercado promissor para o hatch.

O carro tem o conhecido 1.0 MPI aspirado de 3 cilindros com 77 cv e 9,6 kgfm de torque com gasolina - no etanol chega aos 84 cv e 10,3 kgfm. Dá para o gasto com a transmissão mecânica bem justa e você ainda poderá bater no peito e dizer que está de Polo. Aqui, pouco importa a versão. Vale o custo na faixa dos R$ 82 mil.

Até mesmo quando comparamos com as versões de entrada de seus principais rivais, como Hyundai HB20 e Chevrolet Onix, o Polo Track se destaca por ter um porte mais robusto e uma condução que agrada mais na cidade.

Basta saber se a Volks manterá esse posicionamento de preços com bônus de fábrica para deixar o Polo Track com uma boa relação de custo-benefício. Nessa faixa de valor, o consumidor soma cada real para fazer a escolha. E se essa conta que hoje está favorável ao Track aumentar, ele poderá passar longe da jornada de sucesso do Gol.

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Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

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