Saveiro muda visual, fica mais barata, mas não deve incomodar líder Strada
A nova Saveiro chega na linha 2024 e vai rivalizar com a Fiat Strada, atual líder do segmento. Na soma entre janeiro a julho, a picape da montadora italiana soma quase três vezes mais emplacamentos que a comercial leve da Volkswagen - 60 mil contra 25 mil, respectivamente.
Contudo, a nova Saveiro pode tirar algumas vendas da Strada - mas nada de muito relevante. Afinal, ela ficou mais barata na versão topo da linha 2024. A Extreme, nova nomenclatura da versão mais cara, se adequa ao padrão das picapes Volks, como Amarok Extreme.
A linha 2024 tem a vantagem de partir de um valor mais baixo que sua concorrente direta: R$ 95.770 para a Saveiro, enquanto a Strada parte de R$ 100.990.
Quem compra uma picape cabine simples procura, principalmente, espaço na caçamba e capacidade de carga. Neste ponto, a Strada sai na frente. Pode levar até 720 kg de carga útil contra 664 kg da Saveiro cabine simples. No volume, a líder de vendas também ganha: 1.354 litros contra 924 litros da picape compacta da Volks.
![Imagem](https://conteudo.imguol.com.br/c/entretenimento/4e/2023/08/25/nova-vw-saveiro-1692997050147_v2_750x421.png)
Contudo, o motor da Saveiro é mais forte. São 116 cv e 16,1 kgfm de torque, contra 109 cv e 13,7 kgfm da Fiat Strada. Para ter o novo turbo da Strada é preciso subir alguns degraus de patamar e desembolsar quase R$ 133 mil.
Partindo para a versão mais cara da Saveiro, agora a Extreme (no lugar da Cross) custa R$ 114.580, mas perdeu o piloto automático e o controle de descida de rampa. Agora, é preciso desembolsar mais R$ 2.160 no pacote tech. Na soma, R$ 116.740.
Comparando os preços, a Strada Volcano 1.3 manual (R$ 114.990) é a que concorre diretamente com a Saveiro. Para os consumidores que buscam mais espaço interno, a Saveiro é a escolha, já que tem entre-eixos maior (2752 mm da VW contra 2737 mm da Fiat). No quesito caçamba, em razão do menor espaço no interior, a Strada ganha no volume, mas perde na capacidade do peso de carga.
Strada: 650 kg - carga útil; 844 l - volume caçamba
Saveiro: 638 kg - carga útil; 580 l - volume caçamba
Em números oficiais, o consumo da Strada Volcano CD, na rodovia, é de 14,3 km/l e 12,5 km/l na cidade. Superior aos 12,9 km/l na estrada e 12,6 km/l na cidade. Ambas, na gasolina.
Em nossos testes, no entanto, após mais de 185 quilômetros percorridos em trechos mistos com a Saveiro, o computador de bordo marcou 14,7 km/l.
![Imagem](https://conteudo.imguol.com.br/c/entretenimento/28/2023/08/25/vw-saveiro-1692997464091_v2_750x421.jpg)
Na segurança, o destaque é Saveiro, que conta com alerta de frenagem de emergência, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade (Strada só tem altura), freio a disco nas quatro rodas. Além disso, a Saveiro Extreme já vem equipada com bancos em couro sintético. Na picape de DNA italiano, os bancos são em tecido e na mais completa você paga por isso para ter de série.
A Strada, em contrapartida, oferece faróis em LED na Volcano CD manual e tem quatro portas, o que facilita a entrada dos caronas que precisam entrar na segunda fileira. Na Saveiro os ocupantes da frente precisam sair da picape e rebater os bancos ou se espremerem para quem vai sentar na traseira.
Para quem busca uma picape cabine simples, a Strada é uma opção mais racional por oferecer maior espaço e volume de carga. Contudo, quem precisa de uma cabine dupla, o espaço interno da Saveiro é melhor. Se você não faz questão das quatro portas, vai na Volks. Do contrário, a Strada Volcano CD manual é a opção.
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Energia, preço, tecnologia: tudo o que a indústria está planejando para os novos carros. Toda quarta
Quero receberApesar das modificações da Saveiro, a picape da Volks não deve incomodar a líder Strada. Mesmo que a Fiat tenha tomado apenas 1 estrela no Latin NCAP, parece que o consumidor que compra esse tipo de carro não está muito interessado em tanta segurança. Ou dá pouco valor. Prova disso, é que a Strada não perdeu seu posto de mais vendida após os resultados dos testes.
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* Colaborou Rodrigo Barros
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